Notícias

ACE reúne 20 entidades no De Olho no Imposto

Guarulhos, 20 de fevereiro de 2006

Movimento quer arrecadar 1,5 milhão de assinaturas no estado de São Paulo e contribuir para a regulamentação de um artigo constitucional que permita a discriminação de impostos nos cupons fiscais
 
ACE

Auditório “F” da UNG ficou lotado para a palestra de Guilherme Afif Domingos

Com a presença de mais de 400 pessoas, em uma festa organizada pela Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, foi realizada na manhã de sexta-feira (17/02), no auditório “F” da Universidade Guarulhos, o “De Olho no Imposto”. O movimento, que está percorrendo 19 cidades do estado de São Paulo, tem como objetivo conscientizar a população e regulamentar o parágrafo 5° do artigo 150 da Constituição Federal através de um projeto de lei a ser enviado ao Congresso Nacional.
 
O evento contou com presenças importantes, como a do presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), Guilherme Afif Domingos; do presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), Decio Pompêo Junior; do vice-presidente da FACESP, Marco Aurélio Bertaiolli;Superintendente da FACESP, Natanael Miranda, do presidente do Ciesp, Cláudio Vaz; do vice-presidente da regional administrativa 03 da FACESP, Anunciato Thomeo Sobrinho; do presidente da OAB-Guarulhos, Airton Trevisan, do representante do SESCON-SP, José Maria Chapira; da diretora regional do Sescon-Guarulhos, Roseli Gonçalves da Conceição, do Superintendente  da ACE-Guarulhos, Maurici Dias Gomes; do Superintendente da Infraero, Miguel Choueri; diretores da ACE-Guarulhos; vereadores Toninho Raimundo (PV) e José Carlos Maruoka (PRP); deputado estadual, Paulo Sérgio (PV), entre outras personalidades da cidade.
 
O Movimento já conta com a adesão de entidades de representação estadual como OAB/SP, FACESP, SESCON/SP , CIESP, AMB e Força Sindical  entre outras, através de importantes lideranças como o presidente Guilherme Afif Domingos (FACESP/ACSP); Luiz Flávio Borges D'Urso (OAB/SP); Antonio Marangon (presidente do SESCON/SP) e Cláudio Vaz (presidente do CIESP).
 
No auditório da UNG, com a presença de muitos jovens universitários, Guilherme Afif Domingos, de forma descontraída, prendeu a atenção do público com uma palestra que tratava sobre o tema do movimento.  Entre alguns assuntos abordados estavam a quantidade de tributos cobrados pelo governo e a quantidade de impostos pagos pela população, que não vê na prática seu dinheiro sendo revertido em bons serviços públicos.
 
“É a primeira vez que fazemos o evento em uma universidade e com a presença de tantos jovens. Por isso mesmo o encontro tem uma conotação especial, pois o jovem poderá compreender toda a direção das mudanças que desejamos em relação aos impostos em nosso país”, declarou.
 
Afif salientou ainda a importância de cada cidadão ser o fermento da campanha nas ruas.
 
“Estamos plantando a grama por muda e não por placa, pois queremos atingir toda a população com este movimento, que pertence a ela”, disse.
 
Para o presidente da ACE, Decio Pompêo Junior, cada cidadão precisa ser um fomentador do movimento.
 
“A ACE lidera em Guarulhos uma campanha pela transparência. É por isso que queremos que cada cidadão saiba o quanto gasta de imposto. Chegou a hora da verdade e este movimento vai marcar  a história na cidade”, falou.
 
O presidente do Ciesp, Cláudio Vaz, disse que não é o empresário que paga imposto e sim o cidadão.
 
“Quem paga imposto neste país não é o empresário e sim o consumidor, por isso sinto uma enorme satisfação de participar deste movimento de cidadania brasileira”, afirmou.
 
Para o presidente da OAB-Guarulhos, Airton Trevisan, que também representou o presidente da OAB-SP, Luiz Flávio D'Urso, disse que a sociedade precisa mudar a mentalidade com o exercício da cidadania.
 
“Na verdade a sociedade precisa mudar sua mentalidade. Se nós não exercitarmos a nossa cidadania ativa, não iremos conseguir mostrar ao governo que os impostos que pagamos não retorna em benefícios. Temos que mostrar que não precisamos de favor e sim de dignidade” disse.
 
Meta – Com o slogan “Eu quero saber. Eu tenho esse direito”, a ação pretende colher 1,5 milhão de assinaturas em todo o estado e regulamentar o artigo constitucional que diz “a lei determinará medidas para que os consumidores sejam esclarecidos acerca dos impostos que incidam sobre mercadorias e serviços”. A cidade de Guarulhos tem como objetivo arrecadar 36 mil assinaturas. Até o momento a caravana percorreu 16 cidades do interior paulista e arrecadou pouco mais de 200 mil nomes.
 
O evento “De Olho no Imposto”, uma iniciativa que faz parte do movimento “Quero mais Brasil”, teve início no dia 17 de janeiro na cidade de São Paulo e percorrerá até o final de fevereiro, 19 cidades paulistas em busca de assinaturas.
 
A Facesp convocou as 412 Associações Comerciais do estado para em conjunto com as outras entidades locais e nacionais, organizarem a coleta das assinaturas juntas, promovendo eventos em suas cidades.
 
“Queremos mostrar que o guarulhense vestiu a camisa e que a meta de 36 mil assinaturas que é pouca, será superada”, afirmou Décio Pompêo Junior.
 
O vice-presidente de serviços da ACE, Wilson Lourenço Junior, de forma simbólica, entregou a Guilherme Afif Domingos cerca de 400 assinaturas que foram arrecadadas durante sua palestra.
 
Em março será lançado oficialmente o movimento nacional “Quero Mais Brasil”, que percorrerá os quatro cantos do país em busca de mais assinaturas e conscientizando a população sobre a necessidade de transparência nos impostos.
 
Feirão do Imposto – Após a palestra na UNG o evento invadiu o marco zero da cidade, localizado na rua Dom Pedro II, onde foi organizado o Feirão do Imposto (que demonstra o percentual e o valor de impostos embutidos nos preços finais de produtos e serviços) e demonstrados a Calculadora do Imposto (que apresenta o valor dos impostos pagos sobre a renda, o patrimônio e o consumo) e o Impostômetro (um painel eletrônico que mostra o valor pago em impostos pelos brasileiros desde o início do ano).
 
ACE

O presidente da ACE, Decio Pompêo Junior, quer que cada guarulhense seja um fomentador do movimento

A rua Dom Pedro II foi tomada por uma bateria de escola de samba, passistas e performáticos artistas circenses, como por exemplo um palhaço que usava pernas de pau, simbolizando a carga tributária, e um outro, bem menor na estatura, representando o salário mínimo. 
 
No principal ponto de comércio popular da cidade foi montada uma tenda com grande estrutura, que abrigava gôndolas de supermercados com produtos alimentícios e eletrodomésticos, um automóvel, produtos do segmento da construção, entre outros.  Em todos eles era possível saber o valor do produto e o percentual de imposto pago sobre o seu valor final. A população teve ainda a oportunidade de aferir a pressão arterial, como também de assinar a lista da campanha.
 
ACE

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Para animar e chamar a atenção da população para o movimento, o De Olho no Imposto contou com a participação de uma bateria escola de samba

Impostômetro – Um das atrações que chamou mais a atenção no Feirão do Imposto foi o Impostômetro, um instrumento criado pela Associação Comercial de São Paulo que mede a arrecadação de impostos do país. Em Guarulhos, os números foram mostrados de maneira inovadora em um televisor de plasma.
 
Em 2005, por exemplo, o mecanismo mostrou que foram retirados do bolso do brasileiro mais de 731 bilhões de reais e que foram divididos entre as três esferas de governo: Federal, Estadual e Municipal.
 
Nos 45 dias de 2006 já foram arrecadados em tributos dos brasileiros mais de 112 bilhões de reais.
 
No site, www.deolhonoimposto.org.br , qualquer pessoa poderá ter acesso ao Impostômetro,  calcular o valor dos impostos que paga e ter as últimas informações do movimento. Além disso, poderá também fazer sua assinatura eletrônica ou ainda imprimir a folha de assinaturas de adesão à causa.
 
Apoio – Em Guarulhos o movimento recebeu o apoio de 20 entidades: ACE-Guarulhos, AGENDE, ASEC, CIEE, CIESP, CONSEG Vila Galvão, CRECI, UNIMESP/FIG, IDECON, OAB-Guarulhos, OSC Viva Guarulhos, Prefeitura Municipal de Guarulhos, SEBRAE, SESCON, Sindicato dos Empregadores do Comércio de Guarulhos, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e região, Sindicato dos Vigilantes de Guarulhos, UNG, APCD e Lions Guarulhos Aeroporto. As 11 cidades da regional administrativa 3 da FACESP (Guarulhos, Arujá, Birita Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Guararema, Poá, Suzano, Mogi das Cruzes, Santa Izabel e Mairiporã), também estão fazendo a sua parte
 
Para a realização do Feirão do Imposto na rua Dom Pedro II, o movimento recebeu o apoio de muitas empresas: concessionária Frei Caneca , Guarumoto, ApOGEU, Comercial  Mesquita, Drogaria Estrela,  Deguaru Materiais de Construção, FC – Equipamentos e Serviços para Supermercados,  Hotel Mônaco, Lopes Supermercados ,  vereador  Dr. José Carlos Maruoka (PRP),  deputado estadual Paulo Sérgio, Lojas Pernambucanas, Riachuelo, Unimed, Grupo Multiplan  Serviços Temporários, Lojas Glória, Esporte Galvila, Grupo Folha Metropolitana, Esnob Comércio de Linhas e Multicell.