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Sem tanto frio, julho foi fraco para o varejo

Guarulhos, 05 de agosto de 2011

O mês de julho deixou a desejar para os varejistas de São Paulo. Foram dois os motivos que provocaram a queda nas vendas. “Os dados do mês mostram uma desaceleração nos negócios. Mas é preciso destacar o efeito da ausência do frio, notadamente na segunda quinzena de julho. Além disso, neste mês, os lojistas tiveram um dia a menos para vender, em comparação com igual período de 2010”, afirmou ontem o presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Rogério Amato.

O Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), que mede as vendas a prazo, teve alta de 3% no mês passado, em comparação com igual mês de 2010 – com um dia útil a menos. Já o SCPC Cheque, que mostra o movimento à vista, registrou estabilidade, com ligeiro crescimento de 0,1%. Os dados são da Boa Vista Serviços (BVS), da ACSP, que publica este Diário do Comércio. A média de variação do ritmo diário dos dois índices foi de 5,4% em julho.

O economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, Emilio Alfieri, chamou a atenção para a queda na média do ritmo diário do mês passado, se comparado com a média do primeiro semestre de 2010, que foi de 6,7%. “Como o clima frio quase não apareceu no mês passado, houve retração na procura de roupas e acessórios de inverno. Nas vendas a prazo, predominou a comercialização de eletroportáteis”, detalhou Alfieri.