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2005 será o ano da consciência tributária

Guarulhos, 03 de janeiro de 2005

Este será o ano da consciência tributária, se depender da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Francal Feiras e Empreendimentos. Em parceria, vão montar o Feirão do Imposto em cada uma das oito feiras previstas para o ano. O trabalho conjunto começou a ser desenvolvido em 2004, com a exposição da carga tributária incidente sobre produtos da 18ª Escolar – Feira Internacional de Produtos, Serviços & Tecnologia para Escolas, Escritórios e Papelarias e da 21 ª Expomusic – Feira Internacional da Música Instrumentos Musicais, Áudio, Iluminação e Afins. “A população não tem dimensão de quanto a carga tributária influencia a sua vida. Realizando o Feirão em nossos eventos, mostraremos que o fornecedor não é o grande vilão na hora de colocar os preços”, afirma o presidente da Francal, Abdala Jamil Abdala.

Além da 19ª Escolar (de 29 de agosto a 1º de setembro) e da 22ª Expomusic (28 de setembro a 2 de outubro), o Feirão do Imposto estará presente na 22ª Abrin – Feira Brasileira de Brinquedos (de 26 a 29 de abril), no I Fórum de Medicina e Terapias Complementares (6 a 8 de maio), na 1ª Natural Tech – Feira Internacional de Produtos Naturais e Medicina Complementar (de 7 a 10 de maio), na 1ª Bio Brazil Fair – Feira Internacional de Produtos Orgânicos e Agroecologia (de 7 a 10 de maio), na Francal 2005 – 37ª Feira Internacional de Calçados, Acessórios de Moda, Máquinas e Componentes (de 19 a 22 de julho) e na 14ª Expolazer – Feira Internacional de Produtos e Serviços para Piscinas, Parques Temáticos e Lazer (de 9 a 12 de agosto).

Lançado em Joinville (SC) pela Confederação Nacional dos Jovens Empreendedores (Conaje), o Feirão do Imposto tomou dimensão nacional com a versão paulista, realizada no Pátio do Colégio, no centro da capital, pela ACSP. “É muito bom saber que nós demos o pontapé inicial e a idéia foi acolhida por todo o País. Esperamos que, com o aumento de informações sobre o quanto se paga de imposto, o cidadão brasileiro fique mais consciente e cobre do governo melhores condições de vida”, diz Doreni Isaías Caramori Júnior, conselheiro da Conaje-SC.

Desde que São Paulo aderiu à campanha, segundo o diretor do Instituto de Economia Gastão Vidigal da ACSP, Marcel Solimeo, toda semana a associação é informada da realização do Feirão em uma cidade diferente. Para este ano, a previsão é de que a campanha de consciência tributária ganhe ainda mais força, com a chegada da Calculadora do Imposto – outra ferramenta criada pela ACSP que desvenda quanto o trabalhador paga de tributos no que tem, consome e recebe mensalmente. A Calculadora, desenvolvida pelo Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), está no www.contribuintecidadao.org.br. “Vamos ampliar a relação de produtos e serviços com sua respectiva carga tributária para que o consumidor perceba cada vez mais o quanto paga e o quanto recebe do governo. Também esperamos que este ano um número maior de entidades ingresse na campanha”, afirma Solimeo.

Quem quiser montar seu Feirão do Imposto vai encontrar o material básico no site da Associação Comercial (www.acsp.com.br). Selos, pôsteres, etiquetas, placas e tabelas com os percentuais abocanhados pelo Fisco, além dos logotipos das entidades que promovem e apóiam a iniciativa e todas as reportagens publicadas pelo Diário do Comércio, estão disponíveis para download e impressão.

Márcia Rodrigues