Notícias

Perdeu documentos ou cheques no Carnaval? Saiba o que fazer

Registrar o desaparecimento no ‘SOS Cheques e Documentos’ evitará fraudes e golpes em seu nome; serviço é gratuito

Guarulhos, 14 de março de 2017

É comum a perda, furto, roubo ou extravio de carteira de identidade, de motorista, CPF, cheques e outros documentos durante o período de Carnaval. Quem vivenciou essa situação precisa tomar algumas atitudes para evitar fraudes ou golpes em seu nome.

A primeira providência é registrar Boletim de Ocorrência na delegacia mais próxima. Mas só isso não basta. É importantíssima a inclusão do desaparecimento no “SOS Cheques e Documentos”, um serviço da Boa Vista SCPC, parceira da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos), que informa ao mercado de que há algo de errado naquela documentação.

Para fazer o registro é bem simples e gratuito. Basta acessar o site Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br), da Boa Vista SCPC, e, após realizar o cadastro, informar quais documentos estão desaparecidos.

O presidente da ACE, William Paneque, afirma que o serviço disponibilizado pela Boa Vista SCPC, gratuito, é mais uma entrega de valor da entidade à sociedade. “Em tempos de crise, é fundamental que estejamos resguardados em relação a possíveis golpes. Por isto, o “SOS Cheques e Documentos” é tão importante. É mais uma forma de o cidadão se sentir amparado e não ser lesado”, disse o dirigente.

As informações ficam disponíveis no “SOS Cheques e Documentos” por cinco anos e o próprio cidadão pode fazer o pedido de exclusão a qualquer momento. Se quiser continuar com o aviso de extravio após os cinco anos, precisará fazer novo pedido e apresentar Boletim de Ocorrência.

Como funciona

Uma vez registrado o desaparecimento no “SOS Cheques e Documentos” da Boa Vista SCPC, cada vez que um lojista consultar o número do CPF um alerta é disparado com a informação de que a documentação foi roubada, furtada, extraviada ou perdida. Isso evita que o nome do cidadão seja usado indevidamente para golpes.