Notícias

Guarulhenses cobram mais transparência com impostos

Guarulhos, 15 de março de 2012

Populares que passaram nesta quinta-feira, 15 de março, pela tenda do Feirão do Imposto montada no Marco Zero de Guarulhos possuíam um discurso em comum: todos queriam que a administração pública fosse mais transparente em relação aos impostos pagos pelos brasileiros. A ação foi uma iniciativa da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) que movimentou a região central da cidade.


População que passou pelo Feirão do Imposto pediu mais transparência do poder público

Passando pela gôndola de supermercado montada no local e que foi recheada de produtos como café, leite, açúcar, água, feijão, arroz, entre outros, a população podia conferir de perto os impostos que incidiam sobre as mercadorias, muitas delas que fazem parte do dia a dia dos brasileiros. O sentimento de quem passou pela ação era um só: indignação.

Este é o caso do aposentado Hermogenes Leite, que ao ver os impostos que ele paga pelos produtos que consome ficou indignado. “É uma vergonha para o Brasil. Como podemos pagar tantos tributos por uma garrafa de água. O governo precisa rever a tributação brasileira”, disse.

Acostumada a lidar com números, a assistente contábil, Josefina Fernandes de Passo, também criticou a carga tributária brasileira. “O que mais dói é que o todo o imposto recolhido não é revertido de maneira satisfatória para a população”, falou.

A vendedora Lucineide Bezerra parabenizou a ação da ACE-Guarulhos e enfatizou. “Seria mais descente se pagássemos menos impostos”.

O Feirão do Imposto foi uma realização da ACE-Guarulhos em parceria com o Núcleo de Jovens Empreendedores (NJE). A ação contou com o apoio B2 Mídia, Barbosa Supermercados, Lazinho Calçados, Ricasa e Vigorito.