Notícias

Cadastro Positivo deve reduzir os juros

Guarulhos, 16 de agosto de 2011

A implantação do Cadastro Positivo no Brasil tende a reduzir os juros do crédito no longo prazo, segundo o economista-chefe da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), Rubens Sardenberg. “Hoje, os bancos utilizam as informações disponíveis para dar um tratamento diferenciado aos clientes com quem têm bom relacionamento. O que muda para o consumidor é que, com o Cadastro Positivo, seu histórico será avaliado por diferentes empresas e não só pelo banco ou loja com quem ele já tem relacionamento longo”, afirmou Sardenberg.

O Cadastro Positivo, aprovado pelo governo em junho deste ano, será formado por bancos de dados que só podem ser organizados por birôs de créditos. Eles armazenarão dados financeiros e de pagamentos de consumidores e empresas, desde que autorizados pelos interessados.
 
Com a análise de informações de histórico de pagamentos positivas, que possibilitem a avaliação de que o risco de inadimplência será baixo, por exemplo, as instituições financeiras podem oferecer juros menores ao consumidor.
 
Durante o Seminário de Relacionamento com Clientes (Semarc), promovido pela Febraban, Sardenberg apresentou um estudo, feito com dados do Banco Central (BC), que mostra que a inadimplência corresponde a 32% do total do spread bancário bruto, que é a diferença entre a taxa de juros de captação dos bancos e a dos empréstimos. A inadimplência corresponde ao maior peso entre todos os fatores que compõem a taxa.