Notícias

Varejo em Guarulhos registra queda de 8,4%, em janeiro

Guarulhos, 26 de abril de 2016

Em janeiro, o faturamento real do comércio varejista na região de Guarulhos atingiu R$ 2,5 bilhões, uma queda de 8,4% em relação ao mesmo mês de 2015. Os dados são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista no Estado de São Paulo (PCCV), realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), com base em informações da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo (Sefaz-SP).

Das nove atividades analisadas, sete recuaram em relação a janeiro de 2015, sendo que os setores de lojas de vestuário, tecidos e calçados (-26,6%), materiais de construção (-20%) e concessionárias de veículos (-43,2%) foram determinantes para o resultado negativo na região.

Já os segmentos de supermercados (12,3%) e de farmácias e perfumarias (5%) foram os únicos que registraram resultados positivos no mês, na comparação com janeiro de 2015, e amenizaram a queda geral em 4,4 e 0,3 pontos porcentuais, respectivamente.

Para o presidente da ACE-Guarulhos, William Paneque, as empresas precisam investir em capacitação para amenizar a crise. “É o melhor caminho. A ACE possui vários serviços neste sentido. O empresário precisa se preparar para o momento que a crise passar”, afirmou.