Notícias

Fluxo em shoppings cai em dezembro

Guarulhos, 11 de janeiro de 2016

O fluxo de pessoas em shoppings no Brasil em dezembro confirmou a expectativa dos varejistas e recuou 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior, segundo o Iflux, indicador específico do mercado de shopping, desenvolvido pelo Ibope Inteligência e pela Mais Fluxo, que revela o grau de aquecimento ou movimentação do setor.

“O resultado negativo não chega a ser surpresa, já que desde março o fluxo de pessoas em shoppings tem caído e a expectativa dos varejistas para dezembro era que a tendência se mantivesse. Alguns lojistas chegaram, inclusive, a antecipar para dezembro as liquidações e promoções de janeiro, fato inédito”, contou a diretora da unidade de shopping, varejo e imobiliário do Ibope Inteligência, Marcia Sola. Mas mesmo com essa estratégia, o Natal de 2015 ficou abaixo do resultado de anos anteriores.

No último mês de 2015, os shoppings pequenos (até 20 mil m² de Área Bruta Locável) e os médios (entre 20 e 40 mil m2) foram os que enfrentaram mais dificuldades para atrair os consumidores.  Shoppings grandes também registraram queda no fluxo de pessoas, porém em menor proporção.