Notícias

Câmara devolve mandato de prefeito a Alfredo Nader

Guarulhos, 02 de abril de 2014

Durante sessão solene na Câmara de Guarulhos, presidida por Marcelo Seminaldo (PT), foi realizada a devolução simbólica do mandato de prefeito para Alfredo Nader, que foi deposto por uma intervenção federal durante o período de ditadura militar. O evento contou com a presença dos vereadores Prof. Rômulo (PT), Lamé (PTdoB), Guti (PV) e Dr. Alexandre Dentista (PSDC).

A realização do evento se deu por meio de um Decreto Legislativo, que foi proposto pela Comissão da Verdade e pela Mesa da Câmara, que declara nula a intervenção federal decretada em 11 de junho de 1970 no município de Guarulhos e institui evento solene de devolução simbólica do mandato do Prefeito Alfredo Antônio Nader.

Marcelo Seminaldo disse que a intenção do ato é resgatar a memória e não se esquecer desse período que os militares tomaram o poder. “Fico feliz que aprovamos o Decreto de maneira unânime aqui na Casa”, disse o parlamentar ao comentar que a perda de mandato de Nader foi uma das maiores injustiças que aconteceu na cidade.

Alfredo Nader agradeceu a iniciativa e afirmou estar honrado e emocionado. “Foi um dos momentos mais importantes da minha vida”. O homenageado fez um relato de sua vida política, lembrou que foi eleito pelo povo e destacou que foi absolvido das acusações de irregularidades anos depois. “A verdade sempre vence, não importa o tempo, ela sempre prevalecerá”.

O parlamentar Prof. Rômulo afirmou que jamais imaginou participar de um momento histórico como o da sessão solene. “A juventude que está aqui presente nasceu em uma época de liberdade, mas os livros poderão dar uma ideia de como era na época de ditadura”. O vereador Lamé enfatizou que o Decreto Legislativo apenas restitui uma verdade, algo que o povo deu.

Para o ex-prefeito Elói Pietá, essa foi uma justa homenagem. Ele deu um panorama sobre o tema, falando dos antecedentes, da conjuntura e da natureza da ditadura militar.

Também estiveram presentes na cerimônia Elton Soares, historiador e pesquisador; Orlando Fantazzini, secretário de Habitação; Edna Roland, coordenadora da Igualdade Racial; José Maria Seminaldo, representando a Proguaru; entre outros representantes de instituições da cidade.