Notícias

Resultados do programa “Decolando com Guarulhos” são apresentados

Guarulhos, 09 de dezembro de 2013

A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A. e o Sebrae-SP apresentaram na quinta-feira, dia 5, os resultados da primeira fase do programa Decolando com Guarulhos e o Plano de Desenvolvimento para 2014. O evento, realizado no aeroporto, contou com a participação de micro e pequenos empresários, da região.

A primeira fase do programa resultou no mapeamento de 104 fornecedores locais, que gerou em 55 diagnósticos de maturidade de gestão e organizou o primeiro grupo participativo no projeto Decolando com Guarulhos. “Além de ser uma interface de fornecedores locais com as demandas do aeroporto, tem o objetivo claro de fomentar o desenvolvimento local e formar uma cadeia produtiva na região do entorno, explica coordenador de Responsabilidade Social do GRU Airport, Carlos Melo.
 
Para o gerente do Escritório Regional do Sebrae-SP em Guarulhos, Marcelo Paranzini, o projeto é uma importante parceria entre o Sebrae-SP,  Sebrae-NA e o GRU Airport atuando em duas linhas: Encadeamento Produtivo e Atendimento Territorial. “Os resultados obtidos hoje com o Encadeamento Produtivo, atuando na cadeia de suprimentos do GRU Airport, trabalhando com micro e pequena empresas potências fornecedoras, são importantes pois iremos gerar padrão de gestão que possibilitará a participação em futuras cotações e quem sabe o fechamento de contratos de fornecimento, contribuindo assim para o desenvolvimento econômico da região”.
 
Em Janeiro de 2014, inicia a segunda fase do projeto a “Trilha do Conhecimento”, um ciclo de cursos para os fornecedores cadastrados no programa ministrados pelo Sebrae e pela consultoria Orbe. Os temas variam entre Administração, Marketing, Estoque/ Produção / Qualidade, Finanças, Jurídico, Responsabilidade Social / Sustentabilidade, Saúde Segurança e Meio Ambiente.
 
O projeto, que iniciou em fevereiro de 2013, tem como objetivo a formação e a capacitação de micro e pequenos empreendimentos das comunidades vizinhas ao aeroporto. A primeira fase foi concentrada no encadeamento produtivo, com o planejamento e aplicação de um diagnóstico, que avaliou a maturidade da gestão realizada com os fornecedores locais pelo Sebrae-SP e pela Orbe Consultoria, especializada em gestão, que resultou em 55 fornecedores participantes.
 
No primeiro ano, o foco do programa identificou fornecedores locais com potencial de atendimento às demandas do aeroporto. Para o próximo ano, será desenhado um modelo de atuação territorial que visa potencializar o empreendedorismo no entorno do aeroporto.
 
Projeto Decolando com Guarulhos – A Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o Sebrae-NA e o Sebrae-SP assinaram, em fevereiro deste ano, um acordo para promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades do entorno do aeroporto.
 
O projeto Decolando com Guarulhos, que também conta com a parceria da Prefeitura de Guarulhos, prevê a capacitação de fornecedores locais pelos próximos três anos. O objetivo é contribuir para a melhoria dos processos de gestão desses micro e pequenos empresários, de forma a torná-los aptos a fornecer produtos e serviços para grandes empresas da região de Guarulhos.