Notícias

Prefeitura fornece licença para empreendedores individuais

Guarulhos, 28 de agosto de 2013

Mais de 80 pessoas que trabalham como profissionais autônomos ou administram seu próprio negócio em Guarulhos saíram da informalidade e regularizaram suas atividades. O prefeito Sebastião Almeida entregou na manhã desta segunda-feira, dia 26, no Paço Municipal, licenças de funcionamento para dezenas de cabeleireiros, donos de pequenas lojas de roupas, perfumarias, bares e oficinas de costura. A partir de agora, os estabelecimentos onde esses profissionais trabalham terão um selo com a frase: “Ei Tô Legal Sou Empreendedor Individual”.

Além de a regularização possibilitar a garantia de diversos benefícios como auxílio-doença, aposentadoria, licença maternidade e financiamento bancário, o selo dá mais tranquilidade para o empreendedor, pois impede que os fiscais da Prefeitura fechem seu estabelecimento ou recolham suas mercadorias. Quem precisa de suporte para a administração de seu negócio pode participar de cursos no Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) que mantém parceria com a Prefeitura para que os empreendedores participem de capacitações e de programas de gestão de negócios.
 
Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Luis Carlos Teodoro, foram concedidas mais de 5 mil licenças de funcionamento em 2013. Em Guarulhos existem 23.539 empreendedores individuais regularizados; no Brasil são aproximadamente 3,2 milhões. As regiões com o maior número de licenças são Pimentas e Cumbica.
 
O prefeito Almeida disse que a regularização dos estabelecimentos vai contribuir para o desenvolvimento da economia local. “Os donos de grandes indústrias e redes de lojas um dia começaram como pequenos empreendedores. O objetivo da Prefeitura  é apoiar esses profissionais independentes para que eles possam ampliar seus negócios, gerar mais empregos e fomentar a economia do município”, afirmou.
 
Para obter a licença basta pagar uma taxa mensal de R$39,00. Qualquer pessoa que trabalha por conta própria em atividade comercial, industrial ou de prestação de serviços, desde que fature até R$60.000,00 por ano, pode ser um empreendedor individual. Mais informações pelo telefone: 2475-7922 ou pessoalmente no Fácil Empresarial.

O Fácil Empresarial fica na avenida Emílio Ribas, 1.132, no Gopoúva, em Guarulhos.