Notícias

Canalização do Baquirivu fica para 2014

Guarulhos, 15 de julho de 2013

O secretário estadual de Saneamento e Energia, Edson Giriboni, garantiu que as obras de macrodrenagem no rio Baquirivu, na divisa entre Guarulhos e Arujá, serão iniciadas no primeiro semestre do próximo ano. Segundo ele, faltam pequenos detalhes para o Estado assinar o contrato de financiamento para a execução dos serviços, que incluem a construção de piscinões, a canalização do rio e a recuperação ambiental da área. “O projeto executivo está em fase final de elaboração e devemos publicar o edital de licitação já nos próximos meses”, destacou o secretário, durante reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada na quarta-feira, dia 10, em Suzano.

O encontro contou com a presença de prefeitos e representantes das 11 cidades que compõem o consórcio, que é presidido pelo prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, e do ex-secretário estadual de Desenvolvimento Metropolitano, Edmur Mesquita, que hoje faz a articulação junto às cidades por meio da Secretaria da Casa Civil do Estado.

Almeida destacou que as obras no Baquirivu serão importantes para combater as enchentes na divisa entre Guarulhos e Arujá. “No passado, foi feita a canalização em Arujá, mas isso acabou trazendo problemas para as duas cidades”, destacou. De acordo com o prefeito, a obra também vai ajudar na recuperação ambiental da área, com a arborização das margens do rio e a implantação de uma ciclovia. Almeida voltou a cobrar a inclusão de uma ligação viária entre as duas cidades no mesmo trecho, que ligaria a avenida Mário Covas, em Arujá, ao Aerporto Internacional de Guarulhos. “Essa é uma obra importante para a região”, disse.

O secretário de Saneamento e Energia também destacou que se encontra em fase final de licitação um trecho em Guarulhos onde será implantado o Parque Várzea do Tietê. “Vamos fazer a estrada do parque e a ciclovia em uma área pública, que já é do DAEE (Departamento de Águas e Energia Elétrica). Não precisaremos fazer desapropriações nesta área”, afirmou Giriboni. Ele ouviu cobranças dos prefeitos em relação ao rebaixamento da calha do Tietê, entre as cidades de Mogi das Cruzes e Itaquá, além da limpeza de córregos, para combater as enchentes, e a ampliação de investimentos em saneamento básico.

“A reunião foi muito produtiva, porque o secretário Giriboni assumiu o compromisso de incluir o Alto Tietê na peça orçamentária do Estado a partir do próximo ano, sobretudo no que diz respeito ao aprofundamento da calha do rio Tietê, que é uma demanda antiga dos prefeitos”, destacou Almeida. Os prefeitos agora voltam a se reunir em agosto, com o secretário estadual de Saúde, Giovanni Guido Cerri. “O consórcio precisa trabalhar de forma integrada, ouvindo as cidades e encaminhando as demandas às diversas áreas de competência estadual e federal”, afirmou o prefeito de Guarulhos. “Estamos construindo uma agenda com a participação direta dos secretários do Estado, o que nos garante maior interlocução e proximidade para resolver os problemas dos municípios.”

Estiveram presentes à reunião do Condemat os prefeitos Almeida (Guarulhos), Paulo Tokuzumi (Suzano), Padre Gabriel (Santa Isabel), Mamoru Nakashima (Itaquaquecetuba), Abel Larini (Arujá), e Carlos Alberto Taino, o Inho (Biritiba Mirim). Mogi, Poá, Guararema e Ferraz de Vasconcelos enviaram representantes.