Notícias

Certificado Digital: é preciso atenção com o prazo de validade

Guarulhos, 03 de maio de 2013

É de conhecimento de todo empresário que a certificação digital é um documento que proporcionou mais agilidade, segurança e validade jurídica em transações por meio da internet. No entanto, o empreendedor precisa ficar atento quanto ao prazo de validade do serviço contratado e assim evitar problemas para sua empresa.

Com o certificado digital, o empreendedor tem acesso ao programa Conectividade Social; e pode declarar imposto de renda via internet; consultar e atualizar o cadastro de contribuinte pessoa física; resolver pendências com a Receita Federal; Malha Fina; recuperar informações sobre o histórico de declarações; assinar contratos digitais; acompanhar processos legais e verificar a autenticidade de informações divulgadas na versão on-line do Diário Oficial da União, entre outros.

“O empreendedor precisa ficar atento. Quem adquiriu o documento em 2010, por exemplo, com validade de três anos, precisa renovar o serviço”, alertou o superintendente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Maurici Dias Gomes.

Já os empreendedores que ainda não adquiriram o documento, podem utilizar o serviço do ACCertifica da ACE-Guarulhos, que por meio da Autoridade Certificadora – Valid, proporciona benefícios exclusivos para associados.

Os certificados digitais são compostos por um par de chaves (pública e privativa) e a assinatura de uma terceira parte confiável – a Autoridade Certificadora – AC. Atualmente o usuário pode utilizar o e-CNPJ e o e-CPF por meio do Smart Card, cartão capaz de gerar e armazenar as chaves criptográficas que irão compor os certificados digitais; e do Token, que possui as mesmas características do Smart Card e pode ser conectado a qualquer computador por uma porta USB depois de instalar seu driver e software.
                        
Os interessados em adquirir a Certificação Digital da ACE-Guarulhos podem solicitar o serviço diretamente na Casa do Empreendedor – avenida João Bernardo Medeiros, 278, Bom Clima – ou pelo telefone, 2137-9312.