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63% dos brasileiros recomendam produtos pelas redes sociais

Guarulhos, 05 de março de 2013

Uma pesquisa global divulgada pela Rakuten aponta um crescimento mundial da prática chamada como ‘social shopping’. Segundo dados apresentados, 45% dos consumidores ativos das redes sociais recomendam e adquirem produtos por esses canais. No Brasil, 63% das pessoas disseram que recomendam produtos por meio das redes sociais. O país com a maior porcentagem de recomendação é a Indonésia (67,3%), e o com menor, o Japão (7,7%).

“As redes sociais facilitam o compartilhamento de informações de produtos, marcas e serviços, funcionando como uma propaganda gratuita e eficaz para as lojas”, afirma Pedro Eugenio, CEO do Busca Descontos – www.buscadescontos.com.br – portal que reúne cupons de descontos grátis e responsável pelo Black Friday no comércio eletrônico brasileiro.

Os dados são do E-commerce Index, uma pesquisa global independente sobre as tendências de compras no comércio eletrônico. O levantamento também aponta o gasto médio nos mercados pesquisados: Reino Unido, Alemanha, Áustria, França, Espanha, Estados Unidos, Brasil, Taiwan, Japão, Indonésia, Tailândia e Malásia. Os consumidores mais “gastões” são os britânicos, com gasto médio por pessoa de US$ 1.700, seguido pela Alemanha com US$ 1.006. No Brasil, o consumidor gastou cerca de US$ 657 (aproximadamente R$ 1.300) ao longo de 2012. A Indonésia ficou com a menor média, US$ 239 por pessoa.

Mobile Commerce –
Em relação a compras realizadas em dispositivos móveis, a Indonésia lidera o ranking, já que 14% dos entrevistados relatam que fazem a maioria de suas compras online usando um smartphone, tablet ou outro dispositivo móvel. No Brasil, somente 4% dos consumidores afirmaram usar regularmente um dispositivo móvel para fazer compras. Superam o Brasil nesse quesito países como Reino Unido (12%), os EUA (10%) e a Espanha (9%).