Notícias

Economia brasileira começa 2013 mais positiva

Guarulhos, 23 de outubro de 2012

A partir de 2013 o consumidor brasileiro terá importantes benefícios como melhores condições ao crédito, maior poder de negociação junto às empresas, reconhecimento de bom pagador, entre outros. Isto porque, em 1º de janeiro, entra em vigor no país a lei que cria o Cadastro Positivo, que estabelece como será a consulta aos bancos de dados com informações dos bons pagadores.


Jorge Taiar acredita que queda de juros depende da ajuda do consumidor

A regulamentação da lei foi publicada no Diário Oficial da União em 17 de outubro. Com a entrada do Cadastro Positivo acredita-se que, a lista com bons pagadores será um fator crucial para determinar o volume na concessão de crédito e, especialmente, a queda da taxa de juros.

“Agora só depende do consumidor, pois, serão eles ao autorizar a inclusão de seus nomes na lista de bons pagadores permitirão que, num futuro próximo, tenhamos taxa de juros ainda mais baixas”, disse Jorge Taiar, presidente da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE-Guarulhos).

O sistema das Associações Comerciais aguardava ansiosa a regulamentação da lei, já que as entidades acompanhavam o seu desenvolvimento desde o início das discussões.


Rogério Amato diz que Cadastro Positivo é uma avanço

 “A regulamentação do Cadastro Positivo é um avanço nas relações comerciais do País e um aprendizado para todos os agentes econômicos. No entanto, levará algum tempo para que os resultados de sua aplicação comecem a aparecer e devemos nos preparar para os ajustes que forem necessários ao longo do tempo”, disse Rogério Amato, presidente da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp).