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Sebrae reforça apoio a comércio eletrônico e franquias

Guarulhos, 04 de setembro de 2012

O cenário das micro e pequenas empresas (MPE) e as ações do Sebrae para ampliar a competitividade e a sustentabilidade desses negócios serão apresentadas pelo presidente da instituição, Luiz Barretto, no 22º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

O evento teve início nesta segunda-feira (3) e prossegue até quarta-feira (5), em Belém (PA), com o tema Brasil de Resultados. Barretto participará dos debates do último dia, às 17 horas. Ele anunciará o reforço no atendimento da instituição em áreas como comércio eletrônico e franquias.

De acordo com a programação, o congresso começará com a reunião do conselho diretor da CACB, mas a abertura oficial do evento está marcada para às 19 horas desta terça-feira (4), no Teatro da Paz. No dia seguinte, a programação conta com debates como: O que falta para o Brasil sustentar seu crescimento?; Reforma Tributária; O Cenário Macroeconômico Global e os ciclos Demográficos; e Brasil de Resultados.

Durante o congresso, será realizado o 10º Encontro Nacional do Empreender – metodologia utilizada há dez anos pelo Sebrae que incentiva o associativismo e o cooperativismo por empresas de um mesmo setor. O objetivo é ampliar a competitividade e a sustentabilidade dessas atividades econômicas.

Desde o início do Empreender, o Sebrae e a CACB trabalham pela formação de núcleos setoriais por pequenos empreendimentos de diversos segmentos. Desde 2010, as duas instituições desenvolvem a iniciativa Empreender Competitivo, que leva orientações avançadas para os núcleos já consolidados. Os resultados do convênio, que termina em outubro de 2012, serão apresentados no encontro em Belém.

Casos de sucesso – “O convênio já atendeu a 98 projetos em 14 estados, abrangendo cerca de 2,9 mil micro e pequenos negócios”, adianta a coordenadora do Empreender Competitivo pelo Sebrae, Fabianni Melo. No encontro de Belém também está prevista a apresentação de quatro casos de sucesso: turismo sustentável da Praia do Rosa de Imbituba (SC), desenvolvimento competitivo das empresas do segmento da indústria de confecções de Pimenta Bueno (RO), fortalecimento competitivo das academias de Uberlândia (MG), e desenvolvimento do núcleo setorial de óticas de Ananindeua (PA).

“A CACB é uma organização representativa de um público que é integrado, em sua maioria, por clientes nossos”, explica o analista de comércio varejista do Sebrae, Alberto Vallim. Segundo ele, a confederação representa mais de dois milhões de empresários, a maioria donos de MPE. A CACB é integrada por 27 federações, que reúnem 2,3 mil associações comerciais. “A parceria ajuda a ampliar o atendimento aos empreendedores”, reforça Fabianni Melo.