Notícias

Alckmin assina decreto e transfere área da Furp para Prefeitura

Guarulhos, 28 de novembro de 2011

O governador Geraldo Alckmin assinou na última quinta-feira o decreto que transfere parte do terreno da Fundação Para o Remédio Popular (Furp), no Itapegica, à Prefeitura de Guarulhos para a implantação de parque municipal, nos mesmos moldes do Bosque Maia. Na ocasião estavam presente o prefeito Sebastião Almeida e o suplente de deputado federal Carlos Roberto.

Alckmin destacou a importância da transferência do terreno principalmente por ser para a construção de um parque recreativo. “Ampliar o número dos parques aumenta a qualidade de vida da população”, ressaltou. A doação da área, de 51.150 m², se arrasta há anos. O projeto contará com quadras, pistas de caminhada, área verde, ciclovia, área de recreação infantil, estação de ginástica e quadras esportivas.

“Foi um passo importante. O decreto deve ser publicado hoje no Diário Oficial, destinando a área no entorno da Furp e ao município, fazendo uma permissão de uso por tempo indeterminado”, afirmou o prefeito. “Agora vamos preparar um belo projeto para transformar o terreno em um parque que será como um novo Bosque Maia daquele lado da cidade para atender bairros como o Itapegica, a Vila Augusta, a Vila Endres, o Gopoúva e região.”

Convidado por Alckmin, o presidente do diretório do PSDB de Guarulhos e suplente de deputado federal, Carlos Roberto, lembrou que acompanha pessoalmente as tratativas desde que o ex-governador José Serra decidiu repassar a área ao município. “Agora a prefeitura tem condições de viabilizar o parque para a população. Meu apelo é para que as árvores e as áreas verdes sejam mantidas”, afirmou.

Doação da área demorou mais de 8 anos – O acordo entre a Prefeitura e o Governo do Estado demorou oito anos para ser concretizado. Em 2003, a Furp, que é uma empresa do Estado, solicitou uma mudança na lei de zoneamento para construir a segunda fábrica no município. Na época, o então prefeito, Elói Pietá, negociou a mudança no zoneamento com a cessão da área do entorno da fábrica, que pertencia ao Estado. A Câmara Municipal aprovou o projeto do Executivo com as alterações, mas o Estado não entregou a área que havia prometido. “O município fez a sua parte e a Furp construiu a fábrica. Houve mudança na direção da fábrica e o processo voltou à estaca zero.