Notícias

Infraero inicia obras na pista do aeroporto de Guarulhos

Guarulhos, 09 de agosto de 2011

As obras de revitalização na pista de maior extensão – 3,7 mil metros – do Aeroporto Internacional de Guarulhos começaram no último domingo. Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), para a realização do serviço, a pista foi parcialmente interditada, sendo que os 2.200 metros de extensão restantes serão utilizados normalmente para a operação de voos. Além dessa pista, o aeroporto possui outra de menor extensão, com 3 mil metros.

A data de início da obra foi definida entre a Infraero e representantes das empresas aéreas, Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e Sindicato Nacional das Empresas Aéreas (Snea). A obra tem prazo estimado de duração de quatro meses, sem interrupção da operação do tráfego aéreo do sistema de pistas e das atividades do aeroporto. A primeira etapa das obras compreende a interdição parcial da pista, realização da sinalização horizontal para o deslocamento da cabeceira, ajustes no sistema de balizamento e isolamento da área. Na próxima etapa, acontecerá a remoção da camada superior do pavimento de asfalto, substituição e implantação de novos sistemas de balizamento, recomposição do pavimento e execução do grooving (ranhuras na pista). A última etapa será a execução da interligação dessa pista com uma saída rápida, denominada PR-FF, e a finalização do prolongamento da pista de rolamento, chamada PR-B.

Segundo a Infraero, todo o trabalho faz parte de um conjunto de obras que ocorrerão simultaneamente e que vão ampliar a capacidade de processamento de aeronaves no sistema, além de proporcionar maior fluidez nas operações de pousos e decolagens do aeroporto.