Notícias

Saúde promove atividades para alertar sobre a Violência Sexual

Guarulhos, 18 de maio de 2011

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado oficialmente nesta quarta-feira, 18, modificou a rotina de várias unidades de Saúde do município. Por meio de peças teatrais, palestras, rodas de conversa e atividades artísticas, Unidades Básicas de Saúde (UBS), policlínicas e hospitais estão chamando a atenção dos usuários para o assunto há cerca de um mês.

Na UBS Cabuçu, onde desde o início do mês está em curso a confecção de cartazes divulgando o acolhimento para as vítimas e sensibilizando a comunidade, haverá nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, palestras e rodas de conversa. Também nesta quarta-feira (18), as equipes do serviço social e psicologia da UBS Cecap irão alertar as mães da sala de espera pediátrica sobre os sinais da violência sexual.

Ainda no mesmo dia acontece uma palestra sobre os indícios e implicações psicológicas da violência sexual infantil no Hospital Municipal da Criança e do Adolescente (HMCA). Já a UBS Cambará fará uma abordagem do enfrentamento ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no salão da Igreja Evangélica da rua Cento e Doze.

Na quinta (19), acontecem diálogos sobre educação sexual e gravidez na adolescência na UBS Santo Afonso, bem como palestra para os profissionais de saúde sobre a importância do monitoramento para o enfrentamento das situações de violência, na Policlínica Paraíso. As atividades se estendem até o próximo dia 25, quando a UBS São Rafael realizará dinâmicas para desenvolver habilidades e ajudar as crianças a se protegerem de situações abusivas.

Além dessa programação, outras atividades marcaram o mês de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil na rede municipal de Saúde. Dentre as ações, destacam-se a peça teatral e a oficina desenvolvidas por multiplicadores do Teatro do Oprimido, esta última realizada na tarde desta terça-feira, 17, na UBS Itapegica, e, a primeira, no dia 19 de abril, quando a UBS Munhoz deu início à discussão do tema, com o espetáculo “Diário de Vitória”, que relata a história de uma criança vítima de violência doméstica.

A programação na Secretaria de Saúde teve início no final de abril, com a apresentação do grupo de Teatro do Oprimido da UBS Munhoz, que encenou a peça “Diário de Vitória”. A técnica desenvolvida pelo dramaturgo Augusto Boal também foi utilizada pela UBS Itapegica, que promoveu oficinas sobre violência, na tarde de terça-feira, 17.