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Cartão de crédito na mão é vendaval

Guarulhos, 26 de janeiro de 2011

O uso do cartão de crédito ou débito para pagar as contas do supermercado estimula a aquisição de itens supérfluos, como doces e salgadinhos. Esta é uma das conclusões de pesquisa realizada por cientistas da Cornell University e da University of Buffalo (EUA), que estudaram os hábitos de consumo de 1 mil famílias. Eles constataram que quem utiliza cartão compra mais alimentos pobres em nutrientes – a chamada junk food. “Pagamentos em dinheiro são psicologicamente mais dolorosos que aqueles feitos com plásticos, o que pode refrear a impulsividade na compra de supérfluos”, disseram à publicação Journal of Consumer Research.

No Brasil, especialistas em finanças pessoais concordam que o uso de cartões proporciona a sensação de perda de limite no consumo e essa tendência é especialmente forte no que se refere aos itens supérfluos.

Para Evaldo Alves, professor de economia da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGV), meios de pagamento como cartão de crédito e cheque especial são menos tangíveis que o dinheiro em espécie, e dão a sensação de que esses comprometimentos do orçamento doméstico foram adiados. Essa sensação alia-se ao ato de comprar novos itens  – e as duas podem acabar aumentando a conta final do supermercado.

Entretanto, Alves ressaltou que todo este processo no Brasil pode ser considerado uma fase de aprendizado para os novos consumidores, e que ela é normal. Ele lembrou que os atuais níveis de inadimplência estão dentro do que pode ser considerado razoável, e que a diversificação e o aumento na aquisição de alguns tipos de itens podem ser estabilizados com campanhas  para a administração do orçamento familiar.