Notícias

Juiz de Direito divulga projeto

Guarulhos, 02 de junho de 2010

A reunião de diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos, realizada na manhã desta terça-feira, dia 1º de junho, abriu espaço para que o juiz de Direito Jaime Garcia dos Santos expusesse o seu projeto Feira Cultural, a ser realizado no período de 1º a 03 de dezembro. Há seis anos como diretor das quatro penitenciárias existentes na cidade, Santos é o responsável pelo cotidiano de mais de oito mil detentos.


Wilson Lourenço, Jaime Garcia e Marco Aurélio

“As ações não terminam com as sentenças judiciais. A minha função vai muito além. O objetivo é buscar a reinserção dos detentos à sociedade, uma vez cumprida a sua pena. Nós queremos que a pessoa tenha contato com a sociedade, para não perder o senso de civilidade”, afirmou o diretor, para quem a principal consequência desse trabalho deverá ser a não reincidência no crime.
 
Desta forma, Santos busca apoio para desenvolver o maior número possível de atividades fazendo com que o detento tenha contato com as pessoas para que seu retorno à sociedade não seja traumático para ele. “Houve um senhor que me pediu que não lhe concedesse liberdade condicional, preferia o regime semiaberto, pois já estava ‘institucionalizado’”, disse.
 
A quarta edição da Feira Cultural deverá ser realizada na Penitenciária José Parada Neto e terá as seguintes atividades: concurso de literatura, nas categorias conto, prosa e poesia. “Já confirmaram presença o médico Dráusio Varella e o membro da Academia Guarulhense de Letras Bosco Maciel, que farão parte do júri”, alertou. Além disso, durante o evento, será desenvolvida uma ação pioneira em presídios: o Cine TelaBrasil.
 
Cinema – Sobre esse assunto, a produtora executiva da Buriti Filmes, Renata Galvão, expôs a forma como funciona o cinema itinerante: “Nós já fizemos vários filmes de grande sucesso, como O Bicho de Sete Cabeças, Chega de Saudade e As Melhores Coisas do Mundo. Nós detectamos que apenas 9% dos municípios brasileiros têm cinema, e que 90% das pessoas que participam do nosso projeto foram ao cinema pela primeira vez”
 
Segundo a produtora Renata, a taxa de ocupação dos assentos no CineTela Brasil é de 86%. São montadas duas salas que apresentam filmes três dias por semana (de sexta-feira a domingo), com 12 sessões por cidade, atingindo público de aproximadamente 2.700 pessoas. “Todo o patrocínio é feito com base na Lei Rouanet, o que garante incentivos fiscais para as empresas participantes”, mencionou.
 
Jaime Garcia dos Santos pretende promover duas sessões de projeção do Cine TelaBrasil no dia 3 de dezembro deste ano. “Cerca de 550 detentos poderão assistir ao filme, mas, para isso, nós precisamos do auxílio da sociedade”. O investimento necessário é de R$ 25.000. Os empresários interessados em colaborar, poderão abater até 4% do imposto devido – desde que a tributação seja pelo regime de lucro real.
 
Para saber mais sobre o Cine TelaBrasil, acesse www.buritifilmes.com.br.