Notícias

Pane deixa mais de 200 mil telefones mudos em Guarulhos

Guarulhos, 09 de setembro de 2009

Uma pane no sistema da Telefônica deixou milhares de aparelhos sem comunicação entre às 10h30 e 14h de ontem em Guarulhos. De acordo com estimativas da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), pelo menos 217 mil linhas fixas, das 310.127 existentes na cidade, teriam ficado impossibilitadas de fazer e receber ligações na cidade. O problema também afetou os telefônicos públicos, cerca de 70%, dos 6.730 aparelhos instalados por diversas regiões.

O apagão da Telefônica afetou também a Capital e outras cidades da Região Metropolitana de São Paulo. Telefones de emergências como os números 190, 191 e 192 também foram prejudicados. A assessoria de imprensa da empresa confirmou o problema, porém não deu informações específicas sobre o ocorrido.

Segundo a Anatel, os agentes em São Paulo trabalharam em regime de urgência na verificação não só das causas, mas do alcance das consequências da paralisação, de modo a garantir a qualidade dos serviços prestados e a adequada confiabilidade das redes de telecomunicações. Apurada a ocorrência, a Anatel tomará as providências no sentido de assegurar os direitos dos usuários.

A Anatel revelou extrema preocupação com as falhas nos serviços prestados pela Telefônica. Essa é a segunda pane de grandes proporções ocorridas em um período de três meses.

Em nota, a Telefônica informou que “um conjunto de oscilações na rede de serviço de voz provocou dificuldades no completamento de chamadas para usuários da capital e cidades da Grande São Paulo. A situação da rede de voz foi normalizada às 12h10, havendo situações de instabilidade localizadas em uma pequena parcela de clientes residenciais, serviços 0800 e alguns clientes empresariais. As ações adotadas pela empresa produziram os efeitos esperados e os problemas localizados remanescentes estão sendo gradativamente resolvidos em um dia atípico de alta demanda pelos serviços de voz.”