Notícias

Radares aplicam mais de 21 mil multas

Guarulhos, 13 de maio de 2009

A Secretaria de Transportes e Trânsito divulgou na terça-feira, 12, um balanço dos primeiros dias de funcionamento dos equipamentos de fiscalização eletrônica na cidade. A campeã no número de notificações, no mês de março e na primeira quinzena de abril, é a avenida Educador Paulo Freire, na saída da rodovia Fernão Dias. No período foram registradas 5.815 ocorrências.

Até o momento, não computados os dados referentes à segunda quinzena de abril, foram processadas 21.794 infrações, a grande maioria referente a excesso de velocidade. No ranking das vias com maior índice de notificações, estão a avenida Araguatins (também conhecida como Transguarulhense), em frente ao Carrefour, no sentido Centro/bairro, os cruzamentos da avenida Otávio Braga de Mesquita com rua Oboé (próximo à igreja da Vila Fátima), da avenida Tiradentes com avenida Paulo Faccni, da avenida Timóteo Penteado com rua Quitandinha e a avenida Marginal Baquirivu.

Segundo o diretor de Trânsito, Cláudio Attili, a arrecadação por parte da Prefeitura desde a implantação do sistema de radares, em 6 de março, foi de zero até o momento. Ou seja, ainda não entrou recurso nos cofres públicos proveniente das multas geradas por essas notificações. “Entre o processo de elaboração das ocorrências, o período para informar o condutor do veículo, impetração de  recurso e de confecção do boleto para pagamento da multa, leva pelo menos 80 dias”, afirmou.

Na estimativa da Secretaria, quando essas 21.794 notificações forem efetivamente pagas, o total arrecadado poderá ser de R$ 1,4 milhão. No entanto, Attili fez questão de ressaltar que Guarulhos foi a última cidade da Região Metropolitana de São Paulo a implantar os radares como método para aumentar a segurança de motoristas e pedestres, e que a arrecadação de multas não é a principal intenção da medida. “Antes de mais nada, a Prefeitura pretende diminuir os índices de acidentes e de atropelamentos. E temos certeza de que esse objetivo já começa a ser alcançada”, declarou.