Notícias

Guarulhos ganha 30 novos ônibus

Guarulhos, 25 de março de 2009

Dentro do plano de renovação do transporte coletivo de Guarulhos, foram entregues nesta terça-feira, dia 24, durante solenidade no Paço Municipal, 30 novos ônibus para atender a demanda no município. Dessa forma, a idade média da frota passa a ser de no máximo dois anos. Atendendo a uma lei municipal, que determina que um veículo por linha tem que ser destinado aos portadores de deficiência, os coletivos são adaptados para receber esses passageiros.

A Empresa de Ônibus Guarulhos, a Guarulhos Transportes e a Empresa de Ônibus Vila Galvão entregaram cada uma dez coletivos, que atenderão os bairros do Jardim Acácio, Jardim Adriana, Paraventi, Parque Continental, Vila Galvão e região do Cabuçu. O investimento é de pouco mais de R$ 6,5 milhões.  

Segundo o diretor da E.O. Vila Galvão e vice-presidente da Guarupas (Associação das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Guarulhos e Região), José Roberto Felício, os 100 ônibus entregues no final do ano passado pela Transguarulhense, somados a esses 30 e aos outros 110 que serão adquiridos nos próximos meses, representam a renovação de 50% da frota de Guarulhos e mostram a confiança dos empresários do setor no projeto da Prefeitura de estruturar o transporte coletivo da cidade. “Acreditamos na seriedade do prefeito, que garantiu que essa seria umas das prioridades do seu governo e, dessa forma, não mediremos esforços para que a cidade tenha o melhor serviço do Brasil”, garantiu.

Bilhete Único – O secretário de Transportes e Trânsito, José Evaldo Gonçalo, reiterou a intenção do governo de investir cada vez no setor, no sentido de proporcionar aos usuários mais conforto, comodidade e bem-estar. Para tanto, ele espera que num prazo de um ano o sistema esteja totalmente integrado, o que coincidirá com a implantação do Bilhete Único.

“Antes disso, teremos de elaborar uma lei de regulamentação, que pretendemos enviar à Câmara Municipal em junho, para apreciação até setembro, e então promover o processo de licitação das empresas de ônibus”, argumentou. Gonçalo espera que, superado todo esse trâmite burocrático, consiga implantar o Bilhete Único entre fevereiro e março de 2010.

Por sua vez, o prefeito Sebastião Almeida disse que a melhoria do transporte coletivo na cidade passa também pela construção de corredores exclusivos para a circulação de ônibus, priorizando esse tipo de transporte. Ele acredita que essa medida irá diminuir o tempo de duração das viagens e, consequentemente, retirar muitos veículos que circulam, muitas vezes, apenas com os motoristas. “Sei que não teremos, nesse momento, os recursos para construir todos os corredores necessários. Mas temos de, pelo menos, delimitar os territórios”, definiu.