Notícias

Workshop reúne profissionais de comex

Guarulhos, 02 de fevereiro de 2009

O auditório “Luis Roberto Mesquita”, na Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE) ficou lotado de profissionais do setor de comércio exterior na noite de anteontem. Isto porque a entidade realizou o workshop “Formação de Preços e Procedimentos Administrativos de Importação”, conduzido pelo consultor do Sebrae-SP, Jaime Akila Kochi, que mostrou toda a rotina de um processo de importação, desde a formalização do pedido de um produto no exterior até o seu despacho nas alfândegas brasileiras.


Auditório ficou lotado de profissionais de comércio exterior


Durante pouco mais de duas horas, Akila abordou temas importantes, tais como: Registro do importador e o funcionamento do SISCOMEX; RADAR da SRF e os limites operacionais; Importações diretas e as realizadas por empresas comerciais importadoras; Licenciamento de importação – dispensa licenciamento automático e não-automático; entre outros.

Proprietária de uma empresa do setor de comércio exterior na Capital Paulista, a empresária Silene Carramaschi contou que desde outubro vem trabalhando no processo de importação. Ela viu no workshop da ACE uma oportunidade para conhecer mais a área que está atuando. “O encontro foi muito bom, pois proporcionou informações importantes, especialmente sobre o sistema tributário brasileiro”, disse.

Já o empresário Jair do Valle, da Valle Group, disse que o palestrante conseguiu ser sucinto sobre o assunto. Ele ressaltou a importância de encontros do setor neste momento em que o mundo passa por uma crise financeira. “O momento é crítico. Os países que sofrem mais com os impactos da crise praticamente não estão comprando nada, só querem vender”, completou Valle.

Acompanhe a programação de cursos e palestras da ACE-Guarulhos através do site, www.aceguarulhos.com.br . Informações pelo telefone: (11) 2137-9333.