Notícias

Corredor facilitará ligação entre Guarulhos e São Paulo

Guarulhos, 28 de janeiro de 2009

A população de Guarulhos, na região metropolitana de São Paulo, passará a contar com nova opção de transporte para a capital. O consórcio Projeto Corredor Guarulhos foi escolhido pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU/SP), por meio de concorrência pública, para elaborar o projeto do Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo.

O novo sistema, cujas obras estão previstas para começar no segundo semestre, deverá atender à demanda inicial de 140 mil passageiros por dia.

O corredor, que terá 34 quilômetros de extensão, será dividido em três trechos: de Taboão (Guarulhos) ao Tucuruvi (São Paulo), de Taboão a São João (Guarulhos) e da Vila Endres (Guarulhos) à Penha (São Paulo).

O primeiro passo para a criação da via exclusiva de ônibus metropolitano será a realização do projeto de elaboração, a cargo do consórcio Projeto Corredor Guarulhos. Essa fase, que deverá estar concluída em julho, abrange cinco etapas: consolidação do projeto funcional, levantamentos preliminares, cadastramento de propriedades para desapropriação, desapropriações e detalhamento executivo. Na seqüência, será aberta licitação para a execução da obra. A previsão é que a construção comece em novembro. O orçamento para a primeira fase é de R$ 5 milhões.