Notícias

Almeida não comparece a debate e vira alvo dos demais candidatos

Guarulhos, 23 de setembro de 2008

O candidato do PT a prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, não compareceu ontem ao debate entre os candidatos, organizado pelo Programa Guarulhos Agora, da Rede Teovision (Canal 14 da Big TV) em parceria com o Grupo Mídia.

O petista não justificou a ausência. O debate teve seis blocos, foi mediado por Joel Batista e terminou às 22h40. A menos de duas semanas das eleições, os candidatos não ficaram apenas nas propostas de governo e, além dos ataques ao candidato petista, sobrou farpas entre Adriana Afonso (PMDB) e Edson Albertão (PSOL) e, principalmente, entre Jovino Cândido (PV) e Carlos Roberto (PSDB).

O tucano, da Coligação “Orgulho por Guarulhos” (PSDB/PHS/PSC), encerrou sua participação no encontro lamentando a falta de oportunidade de um debate com a atual administração, representada por Almeida. “Vamos olhar para o futuro. Não dá para se viver da forma como estamos vivendo na cidade”, afirmou.

Albertão, da Coligação “Frente de Esquerda para Guarulhos” (PSOL/PSTU) chamou de “arrogância e canalhice” a ausência do petista, e lembrou falta de respeito do candidato da situação, que não considerou correto debater com que estivesse mal nas pesquisas de opinião. Orlando Fantazzini, da Coligação “Mais e Melhor para Guarulhos” (PPS) também fez suas críticas. “É um candidato que sequer respeita seus concorrentes, imagine o que fará com a população.” Ele disse que a atitude do petista reflete “instinto de autoritarismo”.

Jovino Cândido (PV) fez duras críticas ao governo Elói Pietá, chamado por ele de o “governo de fracasso e das mentiras”. “Este governo destruiu o sistema de saúde, os transportes públicos. Inaugurou quatro vezes o Hospital dos Pimentas e ele não funciona. O Trevo de Bonsucesso é um nó. O Centro ainda não está pronto. Guarulhos merece mais respeito.”

A candidata do PMDB, Adriana Afonso, também fez da ausência de Almeida o alvo de suas críticas. “Se falta coragem para enfrentar sete candidatos, como quer enfrentar o desafio de ser prefeito de uma cidade de 1,3 milhão de habitantes?”, alfinetou. Jorge Tadeu (DEM) foi irônico com a ausência de Almeida à emissora, dizendo que o petista estava “sentado no sofá esperando os funcionários da Prefeitura que saem do trabalho e são obrigados a fazer campanha”.

Adilson Valente, candidato do PC do B, ex-secretário de Habitação do governo petista, fez uma observação para os telespectadores da Rede Teovision: “Ninguém melhor do que vocês para fazer a avaliação do que está acontecendo com este candidato (que faltou ao debate)”.