Notícias

Guarulhos participa do Programa Fundo do Milênio da Unesco

Guarulhos, 11 de setembro de 2008

Guarulhos foi uma das cinco cidades selecionadas, no estado de São Paulo, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – Unesco Brasil, para participar do Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância. O lançamento oficial do programa acontecerá nesta quarta-feira (10), às 9 horas, na BM&F Bovespa S/A (Rua XV de Novembro, 275, 1º andar, São Paulo). Ao escolher Guarulhos, a Unesco levou em consideração dois fatores importantes: os indicadores positivos da educação na Rede Municipal e o fato de a empresa Gerdau, patrocinadora do projeto, ter uma unidade instalada na cidade.

O Programa Fundo do Milênio para a Primeira Infância irá concentrar esforços na formação de professores da educação infantil, por meio da chamada mesa educadora, um espaço de qualificação permanente realizado por meio de um programa de capacitação de 360 horas(presenciais e a distância) para os profissionais que atuam com crianças de até seis anos de idade.

O espaço será organizado de forma aconchegante e criativa, com cantos temáticos como a casinha de bonecas com brinquedos e fantoches, biblioteca com livros, com os quais se pode criar, imaginar e construir, e um ambiente tecnológico povoado com jogos. Além de ser atraente para as crianças, a mesa será um espaço interativo de troca de experiências entre os professores, facilitando a construção de novos conhecimentos por meio da reflexão das práticas de gestão, pedagógicas e de vivência lúdica. A Mesa Educadora de Guarulhos funcionará no Centro Municipal de Educação Paschoal Lemme (Av. Mato das Cobras, s/nº, Jardim Ponte Alta). O início da formação está previsto para o final deste mês, com 42 profissionais – professores, cozinheiras, agentes de desenvolvimento infantil e gestores.

Nesta primeira etapa, que terá duração de 12 meses, o programa atenderá seis escolas em Guarulhos, sendo uma municipal – EM Jardim Álamo Teresinha Alves Mian – e cinco conveniadas: Instituto Santa Rosália (V. Rosália), Instituto Jesus Menino (Ponte Alta), Núcleo Batuíra (unidades: Cumbica e Ponte Alta), Instituto Nossa Senhora das Dores (V. São Rafael) e Instituto Brasil Vivo (Jardim Nova Cumbica). O trabalho será coordenado pela profª. Luciana Cristina Pereira, educadora da Rede Municipal.