Notícias

Incêndio em subestação deixa 60 mil sem energia

Guarulhos, 10 de abril de 2008

Uma série de explosões em transformadores na subestação de energia da concessionária Bandeirante Energia, no Jardim Kida, região do Macedo, ontem a tarde, causou um incêndio de grandes proporções. A subestação fica na esquina da rua José Campanella com a avenida Monteiro Lobato.

O incidente, ocorrido por volta das 16h, provocou um blecaute em bairros como Centro, Bom Clima, Vila Fátima, Macedo, Vila Barros e parte do Parque Cecap, Vila Galvão e Vila Rosália. As explosões, em um dos quatro transformadores que recebem cerca de 140 mil watts vindos de Mogi das Cruzes, produziram um estrondo, e logo as grossas fumaças negras podiam ser vistas de longe. A causa das explosões deverá ser apurada por meio de análise no transformador destruído, que deverá ser encaminhado à empresa ABB, responsável pela montagem da peça.

Segundo a assistente administrativa Kamila Vieira de Campos, que trabalha perto da subestação, com a série de explosões, os moradores acionaram imediatamente o Corpo de Bombeiros. No entanto, por causa da destruição de um dos quatro transformadores, o abastecimento de energia foi interrompido, afetando, inclusive, linhas telefônicas dos serviços de emergência, que acabaram congestionadas.

“Primeiro apareceu uma das motocicletas do Corpo de Bombeiros”, lembrou. Só cinco minutos depois chegou ao local uma viatura, mas “somente 20 minutos depois, quando o fogo já estava alto, é que eles conseguiram retirar o cadeado para entrar na subestação”, contou.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, foram deslocadas sete viaturas que levavam 25 homens. Para conter as chamas, fazer o resfriamento e o monitoramento de um possível foco de incêndio, eles gastaram cerca de uma hora. “É importante ressaltar que havia um risco e a corporação teve que aguardar a chegada dos técnicos da Bandeirante para desligar a energia. A princípio as proporções pareciam maiores, mas chegando ao local, montamos três linhas de espuma e apagamos o incêndio por abafamento”, explicou o tenente Ourives.

Segundo informações da própria concessionária cerca de 67 mil unidades consumidoras ficaram sem energia, totalizando mais de 20 bairros.