Notícias

Eniac vence etapa de Mundial de Robótica

Guarulhos, 25 de fevereiro de 2008

A equipe guarulhense Eniac Challengers confirmou o favoritismo, faturando o primeiro lugar da etapa brasileira do Mundial de Robótica

Guarulhos recebeu, neste sábado, 23, a etapa classificatória brasileira do Campeonato Mundial de Robótica. O Vex Robotics World Championship aconteceu no ginásio do Colégio e Faculdade Eniac, no Centro. O público acompanhou a batalha de seis robôs desenvolvidos por equipes de estudantes do Ensino Médio Técnico.

O time da casa, o Eniac Challengers, ficou com o título e já garantiu a vaga para disputar a final do Mundial, que acontece em maio, na Califórnia (Estados Unidos). A equipe já havia vencido a edição sul do FTC (First Tech Challenge), competição internacional de robótica que ocorreu em Porto Alegre (RS), em dezembro. Outro time que garantiu vaga foi o Colégio Marista Pio 12, de Nova Hamburgo (RS).

Nesta etapa classificatória outras cinco equipes – Cotemig, de Belo Horizonte (MG); Gênese, da Capital paulista; Vextreme, de Jordão Recife (PE); Liberato, de Novo Hamburgo (RS); e Storms, de Salvador (BA) – são candidatas a arrematarem as últimas quatro vagas das seis da comitiva brasileira que vai aos Estados Unidos.

“Porco-espinho” ágil

Desenvolvido em cinco semanas a partir do kit entregue pela Vex, o robô do Eniac Challengers não foi batizado oficialmente, contudo seu aspecto lhe rendeu apelidos. “O pessoal que vê o chama de Pac-Man, Porco-Espinho e Taturana”, comenta a estudante Juliana Salgado, 16, integrante da equipe.

Apesar da aparência diferente, o robô se destaca entre seus adversários pela agilidade. “O aperfeiçoamos de modo que ele se locomova com mais facilidade. Por isso, tiramos o excesso de rodas, o que ajuda e muito na velocidade”, revela o coordenador do Eniac Challengers, o professor Ricardo Magalhães Silva.

“Apesar dos outros robôs terem mais capacidade de armazenar bolas, os times acabam perdendo exatamente em agilidade na locomoção”, acrescenta.

Busca por patrocínios se intensifica

Mostrando talento nas rodadas do campeonato, o Eniac Challengers já se prepara para embarcar para os Estados Unidos. O time guarulhense busca mais parcerias – a equipe conta com o apoio da Big Format, empresa de Cumbica. “Como vão três [alunos] da equipe, precisamos de mais patrocínio para as despesas com a viagem, como a passagem e a estadia”, conta Vinícius Vinhaes, 16, líder do Eniac Challengers. Para quem se interessar em apoiar a iniciativa, basta contatar Vinhaes pelo e-mail vinicius.vinhaes@gmail.com ou pelo telefone (11) 9441-8444.

Entenda o jogo

O Bridge Battle é disputado numa arena entre duas alianças – sorteadas e formadas por duas equipes cada. O objetivo é que os robôs peguem as bolas de tênis e deposite-as numa ponte localizada a alguns centímetros do chão, transversalmente na arena. As bolas pretas valem cinco pontos, e as comuns, um ponto. Quem conseguir colocar mais bolas em 2 minutos e 20 segundos ganha a rodada. Pontos extras são ganhos caso a aliança estacione o robô numa das plataformas cinzas.

Final reunirá 100 equipes de todo o mundo

A final da Vex Robotics World Championship acontece de 1° a 3 de maio, na Universidade Estadual da Califórnia, nos Estados Unidos. Em média 100 equipes disputarão a etapa – representantes dos Estados Unidos, Canadá, México, Inglaterra, Taiwan, Coréia do Sul, China, Japão e Cingapura entre outros – totalizando mil alunos. O Brasil vai ser representado por seis times, entre eles o Eniac Challengers.

A iniciativa é a primeira promovida pela empresa norte-americana Vex, produtora de equipamentos robóticos educacionais. Na etapa classificatória brasileira, a Vex foi representada pela gaúcha Index Robotics. “O Vex Robotics World Championship tem tudo para crescer no Brasil. O acolhimento do Ruy [Guérios, diretor do Eniac] foi fundamental para o sucesso da iniciativa nacional” comenta Laércio Irineu Filippsen, diretor administrativo da Index.