Notícias

Emprego começa o ano em alta

Guarulhos, 15 de fevereiro de 2008

Considerado um período de poucas contratações, janeiro trouxe surpresas agradáveis para o mercado de trabalho. De acordo com pesquisa da Manager Assessoria em Recursos Humanos, no mês passado houve aumento de 32,75% no número de vagas disponíveis no País em relação a igual período do ano passado. Foi o melhor janeiro dos últimos dois anos. Só no Estado de São Paulo, a expansão foi de 37,5%.

Para Vanessa Novais, gerente de planejamento de carreira da empresa, o mercado de trabalho está aquecido desde o segundo semestre de 2007, movimento que se manteve em janeiro. “As contratações são um reflexo do bom momento da economia, que cresce em ritmo acelerado e demanda mais profissionais”, afirmou.

Embora todos os setores estejam contratando, a demanda maior está ligada à indústria, que repete no início deste ano o desempenho verificado em 2007. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, em 2007, a produção industrial teve o melhor desempenho desde 2004. A pesquisa da Manager confirma esses dados ao apurar que o setor foi o que mais abriu vagas em janeiro, com 24,45% do total, seguido das áreas administrativa (22,82%) e comercial (20,03%).

São Paulo
– Na Região Metropolitana de São Paulo também houve recuperação no mercado de trabalho. A taxa média de desemprego total diminuiu pelo quarto ano consecutivo, passando de 15,8% da População Economicamente Ativa (PEA) em 2006, para 14,8% no ano passado – menor patamar desde 1996, segundo a Pesquisa de Emprego e Desemprego do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) em parceria com a Fundação Seade.

A queda foi resultado do crescimento de 2,3% no nível de ocupação. A pesquisa mostra que o número de vagas geradas (198 mil) foi superior ao de pessoas que entraram no mercado de trabalho (114 mil). O setor de serviços gerou 124 mil postos de trabalho (alta de 2,7%). Já o comércio, que contratou 74 mil pessoas, teve a maior variação: 5,4%.