Notícias

Cresce o número de cheques consultados pela ACE

Guarulhos, 23 de janeiro de 2008

O talão de cheque que andava meio esquecido, ao que tudo indica, voltou a circular com força no comércio. Impulsionado pelo fim da cobrança da CPMF (Contribuição Proivisória de Movimentação Financeira) estabelecimentos e consumidores tentam burlar o peso do pacote de medidas do Governo Federal que aumentou a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) de 1,5%, para 3%.

Segundo dados do SCPC / Integrado – serviço da ACE-Guarulhos que consulta os dados da emissão de cheques e do SCPC – nos primeiros 15 dias de janeiro apresentou um aumento de 15,46% em relação ao mesmo período em 2007.

Os números apontam que 5.087 consumidores foram consultados por meio do serviço na primeira quinzena, contra 4.406 em 2007.
 
“Os consumidores devem retomar o uso dos cheques pré-datados, pois é uma espécie de financiamento sem o IOF. Porém o empresário deve estar atento na análise do crédito. Para isso, pode se utilizar do nosso SCPC, que é o maior banco de dados de informações cadastrais do Brasil.”, disse o presidente da ACE-Guarulhos, Wilson Lourenço.
 
Entretando, a ACE-Guarulhos ainda não pode afirmar que o uso do pré-datado seja uma tendência em todos os setores da economia. A entidade irá observar o movimento do comércio nos próximos meses.