Notícias

3ª Pista: “A novela acabou”, diz Wilson Lourenço

Guarulhos, 21 de janeiro de 2008

O presidente da ACE-Guarulhos (Associação Comercial e Empresarial), Wilson Lourenço, lamentou nesta segunda-feira, 21, a desistência do Governo Federal em construir a terceira Pista do Aeroporto Internacional Governador André Franco Montoro / Guarulhos.

Para Lourenço, quem perde é Guarulhos que deslumbrava com construção da terceira pista a oportunidade de novos investimentos. “Se por um lado às perspectivas de novos negócios em nossa cidade tenham sido frustradas, por outro cerca de 5 mil famílias  que viviam o fantasma da desapropriação há anos, por fim, podem ficar tranqüilas, pois a novela acabou. Esperamos, porém, que a administração municipal realize as revitalizações prometidas para a região”, disse.

Na semana passada, o prefeito Elói Pietá (PT) viajou a Brasília onde participou de encontros com o ministro da Defesa, Nelson Jobim, e o presidente da Infraero, Sérgio Guadenzi. Pietá foi informado que não era viável a construção da terceira pista devido ao custo benefício. “Este é um momento novo para a cidade. A região que vivia a perspectiva da terceira pista será totalmente revitalizada”, disse.


Elói Pietá anunciou que Governo Federal desistiu da terceira pista

A obra, que apareceu no segundo balanço do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), não entrará no balanço que deve será divulgado nesta terça-feira, 22.

No entanto, ficam mantidas as obras do terceiro terminal, das pistas de taxiamento e de pista para o estacionamento das aeronaves. As únicas desapropriações previstas são de cerca de 900 famílias que vivem no Jardim Novo Portugal e Regina, que ficam próximos à pista de pouso.

Pietá disse, ainda, que a Prefeitura de Guarulhos pretende definir nesta semana com a Infraero, o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) que prevê as atribuições dos órgãos governamentais na realização das obras no aeroporto.

Revitaliação –
A primeira obra a ser realizada na região, será a revitalização da Avenida João Jamil Zarif, orçada em R$ 4 milhões – incluídos serviços complementares. A licitação para realização das obras foi vencida pela empresa Soemeg, que já realizou serviços de recapeamento na cidade.

De acordo com Pietá, a prefeitura pretende, também, realizar intervenções nas avenidas Candêa, Marcial Seródio e Bela Vista do Paraíso, além da duplicação da Estrada Guarulhos-Nazaré.

Pietá garantiu, ainda, que o projeto do Trem Expresso e Urbano de Guarulhos do Governodo Estado continua. A licitação para obra deve ser aberta no primeiro semestre deste ano.