Notícias

Guarulhos ganha instituto de microcrédito

Guarulhos, 05 de dezembro de 2007

A Prefeitura de Guarulhos e representantes da sociedade civil realizaram na quarta-feira, dia 28 de novembro, no Auditório do Paço Municipal, assembléia que criou o Instituto Guarulhense de Crédito Solidário – Guarusol, entidade não-governamental que administrará um serviço de microcrédito destinado a conceder empréstimos a pequenos empreendedores, principalmente mulheres. A iniciativa conta com o apoio da ACE-Guarulhos.


Entidades aprovam criação da Guarusol

“A Guarusol priorizou grupos solidários, que se responsabilizarão por eventuais inadimplências, o que permitirá o acesso ao crédito a pessoas com restrição cadastral”, argumenta Maria Helena Gonçalves, secretária de Relações do Trabalho. Na ocasião da assembléia, também aconteceram a aprovação do estatuto social e a eleição da diretoria executiva, conselho fiscal e conselho deliberativo.

O instituto será presidido por Silvia Degani, representante da ASEC (Associação dos Empresários de Cumbica. Francisco Jair de Souza, da Força Sindical, foi eleito o vice-presidente, e Celso Masson, da Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos), assumiu o cargo de secretário-geral. Também participam da diretoria e do conselho representantes das seguintes entidades: CGTB, CUT, Nova Sindical, a Organização Não-Governamental Mel, Ciesp, ACE-Guarulhos, Pastoral da Criança, Instituto Diet, Sindicato dos Hoteleiros.

Segundo Maria Helena, a proposta de criar a entidade nasceu da participação da Prefeitura de Guarulhos, de julho de 2005 a junho de 2007, em um projeto internacional de crédito chamado Rede 12 – URB-AL, juntamente com outras cinco cidades da Europa e da América Latina, e vem sendo discutida nos últimos três meses com diversas entidades da sociedade civil.

A secretária explica também que os estudos e intercâmbios propiciados pelo projeto URB-AL, assim como a constatação da existência em Guarulhos de um grande número de mulheres empreendedoras – em muitos casos, arrimos de família –, demonstram que uma iniciativa como essa poderá auxiliar na melhoria das condições de vida de famílias que se encontram em situações muito precárias.

“A participação da ACE na nova entidade é fundamental, para propiciar assessoria aos microempresários de Guarulhos. A iniciativa tem, também, a preocupação de romper com a informalidade de muitas empresas”, disse o diretor de capacitação da ACE, Wilson Giglio, que participou da criação da nova entidade.

Outra proposta para esse modelo de microcrédito é a sua articulação com outros serviços, tais como formação em gestão de negócios, aperfeiçoamento técnico e até programas de saúde, que possam contribuir para a superação de obstáculos ao desenvolvimento de uma iniciativa de geração de renda.

Com informações: Assessoria de Imprensa/ACE