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Na Capital, crescem as vendas no Dia das Crianças

Guarulhos, 16 de outubro de 2007

As vendas do varejo na Capital paulista aumentaram 6,8% nos 12 primeiros dias de outubro em relação ao ano passado, impulsionadas principalmente pelos presentes do Dia da Criança. Roupas, calçados infantis, CDs e brinquedos foram as principais opções de compra do consumidor, mas produtos de maior valor agregado, como eletrônicos e celulares, também contribuíram para o bom desempenho.

De acordo com os dados do balanço divulgado ontem pelo Instituto de Economia Gastão Vidigal (IEGV), da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), o principal medidor das compras no crediário, o Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC), revelou expansão de 6,2%. Já as consultas ao UseCheque, serviço que mostra o ritmo dos negócios à vista, aumentaram 7,4%.

O economista da ACSP, Emílio Alfieri, disse que o consumidor deixou para comprar o presente das crianças na última hora, surpreendendo principalmente o comércio de rua. “Ao contrário do ano passado, muita gente viajou depois do dia 12, deixando as compras para a véspera.” Além disso, as consultas ao UseCheque atingiram o número recorde de 130 mil na última quinta-feira, ante 103 mil consultas na véspera do Dia da Criança de 2006.

Na Rua 25 de Março, por exemplo, as vendas aumentaram aproximadamente 8% no período. Segundo o presidente da União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (Univinco), Miguel Giorgi Júnior, as lojas populares de brinquedos e o cartão 25, que possibilita o pagamento em até seis vezes sem juros, foram as vedetes da data comemorativa.

No Brás, as vendas cresceram 7% ante 2006, de acordo com o diretor de Relações Públicas da Associação de Lojistas do Brás (Alobrás), Jean Makdissi Júnior. A região já se prepara para o Natal, quando deve receber de 500 a 800 mil consumidores.