Notícias

Shows e romarias marcam a 266ª Festa de Bonsucesso

Guarulhos, 23 de agosto de 2007

Guarulhos abre espaço nesta sexta, sábado e domingo, dias 24, 25 e 26, para a mais importante manifestação religiosa da cidade – a Festa de Bonsucesso. Está é a 266ª edição do evento que, neste ano, terá missas, exibições de grupos de cultura popular e apresentações musicais, com destaque para os shows de Almir Sater, Di Oriente & Camarada, Marcelo Bento, Lourenço & Lourival e Áurea Fontes & Ribeirão. As atividades acontecem na praça de Nossa Senhora de Bonsucesso e têm entrada gratuita

Na sexta-feira, às 19h30, haverá a realização de uma missa com o padre Limderman Carlos Bezerra, com a bênção dos corações. Em seguida, o Coro de Câmara, sob a regência de Déborah Rossi, apresentará canções de Camargo Guarnieri, Ronaldo Miranda, Caetano Veloso e Astor Piazzolla.
 
No sábado, as apresentações começam a partir das 16 horas, com os grupos de Folias de Reis Estrela do Oriente, Divina Luz e Estrela Guia. Às 18 horas, serão abertos os festejos pelo padre Renato Bernardes Duarte e haverá uma missa presidida pelo padre Jaime Gonçalves. Após a celebração, haverá apresentações de música raiz, com Di Oriente & Camarada, Marcelo Bento e Lourenço & Lourival.
 
No domingo – último dia da festa – as atividades terão início às 8 horas, com celebrações feitas pelo bispo diocesano Dom Luiz Gonzaga Bergonzini e pelo padre Antonio Zafani. A partir das 9 horas, acontecerá uma caminhada do bairro do Inocoop rumo a Bonsucesso, dentro do projeto “Missões & Romarias”.
 
Às 14 horas, acontecerá a missa com procissão e coroação, celebrada pelo padre Otacílio Ferreira Lacerda. A partir das 16 horas, terão início as exibições dos grupos de Folias de Reis Bom Clima e Estrela D’Alva. Às 18 horas, haverá uma missa com o padre Renato Bernardes Duarte. Em seguida, apresentações com Áurea Fontes & Ribeirão, dos Favoritos da Catira, e para finalizar, o público poderá conferir de perto o de Almir Sater.
 
Além do aspecto religioso e cultural, o público poderá encontrar também barracas com alimentos, artesanatos e outros produtos. Mais informações na Secretaria de Cultura, pelo telefone 6408-9222, e na paróquia, pelo telefone 6436-1608.

Missões & Romarias – O projeto Missões e Romarias, idealizado pelo escritor e especialista em Folclore Brasileiro Bosco Maciel, consiste numa caminhada rumo a Bonsucesso, realizada sempre no último domingo de agosto. A missão reunirá violeiros e grupos folclóricos de Congadas, de Folias de Reis, de Maracatu e de Dança Cigana, além de performances teatrais. Neste ano, a romaria está sendo organizada pelo Ponto de Cultura Parque Cecap e terá a participação de outros pontos da cidade. A concentração será às 9 horas, com saída às 10 horas da rua Altemar Dutra com a rua Elias Dabarian (ao lado do campo Vila Nova), no bairro do Inocoop. A previsão de chegada é às 11h30, quando haverá o recebimento de bênçãos e apresentações artísticas. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Guarulhos.