Notícias

Serasa é vendida para grupo irlandês

Guarulhos, 29 de junho de 2007

A Serasa, maior empresa brasileira de análise de crédito, foi vendida para o grupo irlandês Experian

A parcela inicial da compra, correspondente a 65% da empresa, foi negociada por R$ 2,32 bilhões. O dinheiro entrará no Brasil ainda este mês.

Até o final do ano, a participação do grupo irlandês na Serasa deve alcançar 70%, com a compra de ações de grupos minoritários. O processo de compra e venda deve ser concluído até o final da semana e a Experian espera ganho neutro no primeiro ano fiscal de propriedade. Depois desse período, as expectativas são de lucros crescentes.

Antes da negociação, os bancos acionistas da Serasa acumulavam 95% do capital da empresa. Com a venda, a parcela do Itaú passa de 32,63% para 10,29% das ações. A participação do Bradesco no capital da Serasa baixa de 26,5% para 8,36%, e a do Unibanco, de 19,17% para 6,05%. Os bancos HSBC, Banespa e ABN Amro Real, que tinham 4,3%, 7% e 5,32%, respectivamente, venderam até dois terços de seus papéis da empresa, segundo dados da Aggrego Consultores, empresa que prestou consultoria na transação.

Pelo contrato de compra e venda, o Itaú e o Unibanco continuarão a participar da gestão da Serasa por meio de indicação de um membro no conselho de administração. De acordo com o executivo-chefe da Experian America, Chris Callero, o montante de R$ 2,32 bilhões será pago em dinheiro e depositado na conta dos bancos até o final da semana.

A Experian deve procurar os acionistas minoritários da empresa de análise de crédito para comprar os outros 5% das ações e até o final do ano chegar aos 70% de participação.