Notícias

AGENDE tem nova diretoria

Guarulhos, 24 de maio de 2007

Auxiliar na busca de uma solução para a questão da ampliação do Aeroporto Internacional de Cumbica será a principal meta da nova diretoria da Agência de Desenvolvimento de Guarulhos (Agende), que elegeu na terça-feira, dia 22/5, sua nova diretoria para o biênio 2007-2009.

A Agende, organização não-governamental (ONG) que acaba de completar oito anos de existência, reúne a iniciativa privada, a administração pública e a sociedade civil na discussão e apresentação de propostas para o desenvolvimento sustentável de Guarulhos, segundo município mais populoso do Estado de São Paulo e que está localizado na região metropolitana.

A chapa única, encabeçada pelo diretor-titular do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp/Guarulhos), Daniele Pestelli, foi referendada pelos associados. Ele substituirá o empresário Celso Masson, que é diretor do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas do Estado de São Paulo (Setcesp).

“Vamos dar continuidade às ações promovidas pela gestão anterior. Sem dúvida, uma das nossas prioridades será colaborar na solução da questão aeroportuária. O Aeroporto de Cumbica, que é o maior equipamento urbano da cidade, influencia e é influenciado pelo seu entorno. Por isso mesmo, precisamos auxiliar na discussão da demarcação do território aeroportuário, visando as ampliações que serão necessárias no futuro. Dessa forma, vamos evitar que se repita o problema ocorrido em Congonhas, em que o aeroporto está totalmente sitiado por bairros muito populosos. Precisaremos também intensificar e unificar as ações dos agentes da cidade, a fim de que seja assinado o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) para a regularização da situação atual de Cumbica”, afirma Daniele Pestelli.

Segundo ele, a Agende vai manter a interlocução com todas as esferas administrativas públicas. A entidade também dará seqüência à formação de um espírito de cooperação entre toda a sociedade, de modo a contribuir no desenvolvimento sustentável de Guarulhos.


Danielle Pestelli e Celso Masson, novos presidente e secretário da Agende, respectivamente.


Além de Danielle Pestelli, a nova direção terá como vice-presidente Decio Pompeo Júnior, que é vice-presidente de assuntos institucionais da Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE). A secretaria-geral, por sua vez, será ocupada por Celso Masson.

Completam a chapa eleita mais três diretores: o presidente da Associação dos Empresários de Cumbica (ASEC), Antonio Roberto Marchiori; o gerente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-Guarulhos), Evandro Morales Saturi; e o empresário da área comercial e hoteleira, Luis Roberto Mesquita. Foram escolhidos ainda os integrantes dos Conselhos Administrativo e Fiscal.


Decio Pompêo Junior, ao centro, em eleição da Agende

“A expectativa da nova diretoria é de nos firmarmos ainda mais como uma referência em relação ao que deve ser uma agência de desenvolvimento e assumirmos nosso papel de representatividade no município de Guarulhos”, diz o vice-presidente eleito, Decio Pompeo Júnior.

Para Celso Masson, a principal marca de sua gestão foi a reestruturação da entidade. “Com isso, tivemos condição de potencializar ações importantes como a criação do primeiro banco de dados do município. Soma-se a isso, ainda, o fortalecimento do diálogo da Agende com o poder público local e regional, ampliando o debate sobre as questões relativas ao desenvolvimento da cidade.”