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Obra da alça do terminal de cargas começa este mês

Guarulhos, 04 de abril de 2007

Contrato para fazer a ligação com a Fernão Dias foi assinado ontem pelos prefeitos Elói Pietá e Gilberto Kassab

Até o final de outubro as alças de acesso ao Terminal de Cargas Fernão Dias, no Jardim Japão, na Capital, com a rodovia Fernão Dias, estarão concluídas. A afirmação foi feita pelos prefeitos de Guarulhos e São Paulo, Elói Pietá (PT) e Gilberto Kassab (DEM), respectivamente, após assinatura do contrato para a execução da obra. O acordo foi assinado ontem, no Terminal de Cargas da Fernão Dias, e as obras devem começar ainda neste mês.

Serão gastos R$ 7,1 milhões. Desse total, R$ 6,6 milhões, ou 93%, sairão dos cofres do Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes, do governo federal. Das prefeituras de Guarulhos e São Paulo deverão sair os R$ 500 mil  restantes. De acordo com Pietá, no final da obra, Guarulhos investirá R$ 800 mil, dos quais R$ 150 mil já estão  disponíveis para utilização. “Isso porque já estamos fazendo obras complementares e desapropriação no Itapegica (Zona Oeste)”, explicou.

Kassab afirmou que, com a assinatura do contrato de execução da obra, mostrou que a alça era uma prioridade na sua administração. “Trabalho com metas e a intenção é concluir a obra até o final de outubro”, enfatizou. Kassab afirmou que não sabe por que a obra demorou mais de 17 anos para se concretizar. Para ele, os governos anteriores não entenderam a importância da alça. “Faltou vontade política, mas agora as duas administrações (São Paulo e Guarulhos) estão num momentoespecial em suas relações, com avanços nas áreas social, de transporte, e de segurança”, disse.

A burocracia foi responsável por não terem sido construídas as alças, segundo a deputada federal Janete Rocha Pietá (PT). Por isso, Janete disse que vai propor na Câmara dos Deputados a criação de uma comissão especial para buscar a simplificação da burocracia. “É claro que é preciso haver normas. Entretanto, essas normas não podem impedir o crescimento social e econômico de uma cidade”, ressaltou.

O presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas de São Paulo (Setcesp), Francisco Pelúcio, concordou. Para ele, o sindicato luta há mais de 20 anos para a construção das alças, mas sem sucesso. “É um dia histórico para a região e para os transportadores”, declarou.

Com a conclusão das alças, as transportadoras vão economizar tempo e combustível, além de diminuir a poluição na região, segundo Pelucio.

Facilidade -Atualmente, existe apenas uma saída direta do terminal de cargas para a Marginal Tietê, com 340 metros, construída em 2004. Com as obras, haverá o fluxo em direção à Via Dutra; à Fernão Dias, sendo uma para quem vai de Guarulhos, sentido São Paulo pela avenida Aricanduva, e outra para quem segue de São Paulo pela Dutra ou pela Marginal Tietê; outra alça fará a ligação para quem sai de São Paulo e dará acesso a Guarulhos e ao terminal de cargas, sem passar por dentro de São Paulo.

Ao todo, as cinco novas alças terão 3.440 metros de comprimento. Com a conclusão das obras, serão retirados cerca de 6 mil caminhões que circulam diariamente pela região da Vila Maria, Zona Norte da Capital.

Presenças – Estiveram presentes na solenidade os vereadores José Carlos Maruoka (PRP), Alan Neto (PSC), Girlênio Gomes de Oliveira (PSL), Otávia da Silva Tenório (PRP) e Luiz Alberto Zappa (PMDB), o deputado estadual Sebastião Almeida (PT) e os deputados federais Jorge Tadeu (DEM) e Janete Rocha Pietá (PT), além da secretária municipal de Trânsito e Transportes, Patrícia Veras, o subprefeito de Vila Maria, Antônio de Pádua Peroza e o vereador paulistano Wadih Mutran.