Notícias

Campus da Unifesp em Guarulhos é inaugurado

Guarulhos, 07 de março de 2007

O campus da primeira universidade federal pública de Guarulhos teve sua aula inaugural na noite desta segunda-feira (05). Os 400 alunos dos cursos de Pedagogia, História, Ciências Sociais e Filosofia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participaram da solenidade, iniciada às 18 horas. Até a próxima sexta-feira (09), acontece a Semana de Calouros, com palestras, apresentação musical e exibição de filmes.

O campus está instalado no prédio do Centro Municipal de Educação do Pimentas, na Estrada do Caminho Velho, 333, Pimentas, que foi doado à reitoria da universidade pela Prefeitura de Guarulhos, concretizando um sonho dos jovens da cidade.

O prefeito Elói Pietá fez agradecimento especial aos primeiros alunos da instituição, lembrando que “a vinda do campus para Guarulhos é o resultado de um trabalho coletivo, cuja história teve início há muito tempo, com muitas negociações entre a reitoria da Unifesp, a Prefeitura e o Ministério da Educação”.

Pietá enfatizou ainda que a universidade significa a busca de igualdade entre as regiões da cidade. “O campus fará com que esta região perca seu jeito de periferia e assuma sua personalidade de centro urbano”, afirmou o prefeito, que apresentou aos alunos um teatro construído pela Prefeitura dentro do campus. O espaço, a ser inaugurado no próximo dia 23, tem quase 800 lugares (incluindo as galerias), 1.330 metros quadrados, um palco de 200 metros quadrados, mezanino, camarotes, fosso, camarins e outros setores.

O reitor da Unifesp, professor Ulysses Fagundes Neto, relatou a história da universidade, agradeceu o apoio da Prefeitura de Guarulhos ao viabilizar o campus e afirmou que a pretensão é atender 4.500 alunos em todos o Estado. “Passamos de cinco cursos, na área de saúde, para 19, na área de humanas. De 300 alunos para 1.200. Agora, vamos querer atingir 4.500”, disse o reitor, aplaudido pelos estudantes.

Após a cerimônia, que contou com a aula magna “Unifesp, os desafios da humanidade”, com o pró-reitor de graduação, Luiz Eugênio Araújo Moraes Mello, o reitor e o prefeito plantaram uma muda de Jequitibá, árvore nativa da mata atlântica brasileira.

Participaram também da solenidade, a vice-prefeita Eneide Maria Moreira de Lima, secretários municipais, vereadores, professores da Unifesp, pais e a comunidade escolar.