Notícias

O milagre do Natal no comércio

Guarulhos, 25 de dezembro de 2006

O milagre do Natal aconteceu no comércio. Embora o movimento nos principais shoppings e nas lojas do comércio popular às vésperas do dia 25 de dezembro tenha sido menor que o esperado, no final as vendas serão maiores na comparação com o Natal de 2005. Isso mostra que o consumidor antecipou a compra de presentes. O balanço oficial de associações que reúnem os comerciantes não está pronto. Porém, os primeiros levantamentos indicam resultado positivo.

De acordo com o presidente da Associação de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun, as vendas do último final de semana foram cerca de 15% maiores em comparação com as registradas no final de semana anterior. Apesar das reclamações dos lojistas, ele afirma que o fechamento do ano será positivo. “A Alshop leva em consideração levantamentos de empreendimentos em todo o Brasil. As regiões Norte e Nordeste vão apresentar números excelentes. Já em São Paulo, alguns foram bem, outros não”, disse. A Associação Comercial de São Paulo (ACSP) divulga hoje o balanço do movimento no comércio.

Shoppings – O Shopping Ibirapuera registrou alta de 6% nas vendas em comparação com o Natal de 2005. No Center Norte, o crescimento foi bem mais robusto: 12%. No mês de dezembro passaram pelos corredores desse centro de compras nove milhões de pessoas – 400 mil só no final de semana passado.

O Shopping Interlagos, na zona sul da cidade, recebeu 140 mil pessoas no sábado, quando o normal seriam 110 mil. “As vendas em dezembro subiram 8% e o fluxo de pessoas aumentou 10%”, disse a superintendente do Interlagos, Carla Bordon.

O Central Plaza Shopping, na zona leste, registrou alta de 10% nas vendas e de 7% no número de pessoas no mês. “A expectativa inicial era de aumento de 5% nas vendas. Os produtos mais procurados foram itens de vestuário, calçados, brinquedos e celulares”, informou o superintendente do Central Plaza, João Carlos Alves Feitosa.

O Shopping ABC, em Santo André, também apresentou aumento nas vendas: 21% entre os dias 1º e 24 de dezembro, em comparação a igual período de 2005. O fluxo de pessoas subiu 27%.

O Shopping Tatuapé registrou aumento de 10% nas vendas do final de semana passado. “O tíquete médio de cada consumidor subiu de R$ 50 para R$ 80. Os produtos preferidos foram itens de vestuário, brinquedos, celulares e eletroeletrônicos”, informou a gerente geral do Shopping Metrô Tatuapé, Elaine Almeida.

Comércio popular – O presidente da União dos Lojistas da 25 de Março e Adjacências (Univinco), Miguel Giorgi Júnior, afirmou que as vendas nesse final de semana foram 30% menores em relação ao anterior. Os melhores dias foram 8 e 9 de dezembro. “Nessa ocasião, o número de visitantes ultrapassou um milhão. O crescimento das vendas em dezembro em relação ao mesmo mês do ano passado será de até 8%”, previu.