Notícias

Agende lança banco de dados e indicadores sócio-econômicos

Guarulhos, 06 de dezembro de 2006

A oficina de Planejamento estratégico da AGENDE realizada em 2005 apontou como principal demanda a ser atendida pela AGENDE a estruturação de um Banco de Dados e Indicadores Sócio-Econômicos para a cidade de Guarulhos que pudesse mostrar a todos os que militam em prol do desenvolvimento sustentável, um panorama de indicadores da cidade, propiciando uma ação mais objetiva no planejamento e aproveitamento das oportunidades e no combate aos gargalos a este desenvolvimento.

No intuito de atender esta demanda apontada pelos Conselheiros, a direção da AGENDE deu início a um processo de discussão envolvendo diversos parceiros como as Universidades, o Poder Público e as entidades ligadas ao processo de pesquisa de dados como IBGE e SEADE, no sentido de definir os caminhos para concretização deste instrumento. O passo final foi a contratação de uma empresa especializada em tecnologia de informática e engenharia de processos – a AnimaTech – para que fizesse o trabalho de apoio técnico juntamente com o corpo profissional da AGENDE. O desenvolvimento do trabalho que está dividido em duas fases – Protótipo e Solução – chega ao mês de Dezembro cumprindo integralmente o cronograma traçado para a primeira fase denominada “Protótipo”.

Esta fase previa o agrupamento em uma ferramenta de informática de uma gama de dados que permitiria o conhecimento de algumas informações sobre a cidade, e a comparação com a evolução econômica e social dos 20 principais municípios brasileiros ( ?TOP 20 BR? ), dos 20 principais em SP ( ?TOP 20 SP? ), e dos municípios com os quais se busca uma integração regional, reunidos em torno da região Entre Serras e Águas, e no grupo do ALTO TIETÊ.

Alguns pontos a destacar são:

PIB

– Guarulhos é o sétimo município no Ranking nacional, permanecendo nesta posição em 2004 e 2005, à frente de importantes capitais como Curitiba, Porto Alegre e Fortaleza, e só não é o sexto devido à força do petróleo que dá a cidade de Campos esta posição.

– Guarulhos é o segundo município no Ranking do Estado de São Paulo, ficando atrás somente da Capital.

– Guarulhos representa, em 2005, 83,3% do PIB total das cidades da Região composta pelas cidades Entre Serras e Águas e 63,2% do total do PIB das cidades do Alto Tietê.

– Guarulhos apresentou um crescimento consistente do PIB nos anos de 2004 e 2005, com taxas de 4,1% e 4,5%, acima da média nacional e estadual no período, com desempenhos equilibrados nos setores da Indústria e Serviços.

Potencial de Consumo

– O potencial de consumo da cidade chega a R$7,7 bilhões em 2005, e é o 3º do Estado e o 12º do país, tendo crescido mais de 8% (valores reais) no biênio 2004/2005.

– Na região Entre Serras e Águas, Guarulhos concentra 70% do potencial de consumo, e 50% no conjunto dos municípios do Alto Tietê.

Além de outras informações individualmente representativas da grandeza da cidade, também tornariam possível a análise mais profunda a partir do cruzamento de dados, relacionando PIB, IDH, Índice de Potencial de Consumo, evolução setorial e outros, no sentido de orientar a percepção de resultados de eventuais políticas públicas ou mesmo incentivar ou informar investidores privados que tenham interesse na cidade.

Comprovada na prática a aplicabilidade deste Banco de Dados, partiremos para a segunda fase que consistirá na inclusão de novos dados que podem ser obtidos ou adquiridos de outros institutos de pesquisa que trabalham com dados individualizados dos municípios, dados fornecidos por parceiros do processo, e dados obtidos por pesquisa local, uma vez que o Projeto inclui a elaboração e execução de pesquisas de campo.

O objetivo nesta fase foi construir uma ferramenta que aponte o potencial do Projeto, já estruturando um conjunto expressivo de informações sobre Guarulhos e os contextos em que está inserido, em termos regionais e nacionais, e demonstrar as formas de acesso que se terá a um grande conjunto de dados e indicadores e todas as correlações entre eles.

Agora iniciaremos a etapa da construção definitiva do Banco de Dados e Indicadores Sócio-Econômicos de Guarulhos, momento em que será consolidada a Parceria com ACE, CIESP, IBGE, INFRAERO, PREFEITURA MUNICIPAL DE GUARULHOS, SEBRAE, SESCON, SETCESP e UNIMESP, garantindo o pleno êxito do Projeto.