Notícias

Degrau terá nova turma em 2007

Guarulhos, 26 de novembro de 2006

FUMCAD subsidiará nova turma do Movimento Degrau em 2007

Divulgação
Alunos da 1º turma do Degrau

O Movimento Degrau, programa que incentiva a contratação de adolescentes e jovens por meio da Lei do Menor Aprendiz, está há três meses em funcionamento em Guarulhos e já é um sucesso. O Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD) aprovou o subsídio de mais uma turma de 30 alunos em 2007.

Através da Escola Natasha Franco Vieira, entidade responsável pela certificação e capacitação profissional, os adolescentes e jovens serão qualificados para se tornarem auxiliares administrativos, além de aprenderem a lidar com o universo da informática. Os cursos foram definidos através de um estudo que apontou as necessidades das empresas de Guarulhos em contratar pessoas qualificadas nas duas áreas.

A nova turma já tem data para começar: em fevereiro de 2007. Antes disto os interessados passaram por um processo de seleção que será feito pela Escola Natasha. Quem quiser participar do programa será preciso fazer inscrição em alguma instituição de assistência social do município. Por meio dos sites, www.guarulhos.sp.gov.br (Prefeitura de Guarulhos) e www.vivaguarulhos.org.br, é possível encontrar nomes de entidades.

“Nós do movimento nos sentimos vitoriosos, pois estamos consolidando passo a passo a Lei do Aprendiz em Guarulhos. Agora o que queremos é atuar fortemente com o nosso grupo de captação de vagas. Fizemos um bom trabalho com a primeira turma, mas queremos aumentar o número de jovens empregados”, disse o coordenador do Movimento Degrau-Guarulhos, Carlos Roberto dos Santos

Em Guarulhos, com três meses de sua criação, o Degrau já vem mudou a vida de 27 jovens com idade entre 16 e 17. Eles foram contratados por 11 empresas, são elas: Verquímica, Codema, Advocacia Mesquita, Brasil e Brasil Advogados, Aço tubo, Cemaço, Pompêo Multi-Marcas, Associação Comercial e Empresarial de Guarulhos (ACE), Filtros Santa Fé, Estrela Fitas Elásticas e Indústria Têxtil Sueco.

Os empreendedores guarulhenses  interessados podem contribuir com o movimento. Para se ter uma idéia, hoje a contratação de um jovem aprendiz custa R$ 204,53, por seis horas de trabalho. O empresário irá arcar ainda com encargos sociais  e paga somente 2% de FGTS.

Sobre o Degrau – O movimento Degrau foi totalmente desenvolvido de acordo com a Lei 10.097, de 2000. A lei é uma adaptação a CLT dos artigos do ECA – Estatuto da Criança e Adolescente (artigo 69) e da Constituição (artigo 227). Ela regulamenta a contratação de adolescentes a partir dos 14 anos desde de que estejam fazendo um curso através de uma entidade certificadora. No final de 2005, o Presidente Lula aprovou o decreto nº 5.598 que regulamenta a Lei do Aprendiz

Em Guarulhos, o Degrau vem sendo desenvolvido pela ACE-Guarulhos, em parceria com a Organização da Sociedade Civil Viva Guarulhos, Bardella S/A Indústria Mecânica, Sescon-Guarulhos, Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos, Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), Governo do Estado de São Paulo, Prefeitura Municipal de Guarulhos, Conselho Municipal do Estatuto da Criança e do Adolescente, Tony Equipamentos para Escritório, Rotary Club, OAB-Guarulhos,  Escola Profissionalizante Natasha Franco Vieira, Asbrad, Sebrae-SP, Poupa Tempo, Ciesp-Guarulhos, Brasil e Brasil Advogados,  Um Conselho Gestor foi criado para possibilitar a vinda de outras entidades, que queriam se tornar parceiras.

Os interessados em contribuir com o movimento podem ligar para o Disque-Degrau: 6403-5050 (falar com Cristiane D?Angelo). Conheça mais sobre o Degrau através do site: www.aceguarulhos.com.br/degrau