Notícias

Trânsito muda na avenida Guarulhos

Guarulhos, 24 de novembro de 2006

Objetivo é aumentar a fluidez do tráfego perto do shopping, em Itapegica

Márcio Monteiro / Folha Metropolitana
Trecho da Avenida Guarulhos terá novo sentido

A Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito fará alteração na mão de direção na avenida Guarulhos, a partir de segunda-feira. No trecho entre a concessionária de veículos Vigorito até a avenida Antonieta – na altura da loja DPascoal – o tráfego no sentido Centro-bairro será proibido. O motorista que descer a avenida Guarulhos deverá acessar a avenida Antonieta à direita e, em seguida, fazer duas conversões à esquerda – nas ruas 12 de Outubro e rua Carlos Ferreira Endres. No semáforo, o motorista poderá acessar novamente a avenida Guarulhos.

O acesso para o Internacional Shopping Guarulhos, para quem vem no sentido bairro-Centro, permanece inalterado e a rua José Sarraceni continua sendo acessada pela avenida Guarulhos. Já para quem está no sentido oposto, a rua José Sarraceni só poderá ser acessada pela avenida Carlos Ferreira Endres que, de acordo com o mapa das alterações distribuído pela Prefeitura, terá sentido único até a altura da rua 12 de Outubro. Depois dessa travessa, o tráfego será permitido nos dois sentidos. Dessa forma, o acesso para o bairro de Itapegica, que hoje é feito pela avenida Carlos Ferreira Endres, passará a ser feito pela avenida Antonieta e a 12 de Outubro.

Expectativa – A proposta da Prefeitura é melhorar a fluidez na região, que concentra movimento intenso de veículos por conta dos acessos à Via Dutra, Internacional Shopping e à Universidade Guarulhos (UnG).

Os comerciantes da região concordam que medidas são necessárias para desafogar o trânsito, que fica mais pesado em horário de pico, mas acreditam que a alternativa proposta não surtirá os resultados esperados pela Secretaria de Transporte e Trânsito. Manoel dos Santos Perdigão, proprietário da Corvette Lanches, localizada na esquina da rua 12 de Outubro com a Carlos Ferreira Endres, questiona a capacidade das vias para o tráfego dos veículos desviados da avenida Guarulhos, principalmente o de caminhões. Em sua avaliação, a 12 de Outubro é estreita e não permite que carretas, por exemplo, consigam acessar a Carlos Ferreira Endres sem provocar danos nas calçadas, postes e no próprio veículo.

Otacílio Ferreira Júnior, gerente há seis anos do Autoposto Estrela, na esquina da avenida Guarulhos com a rua Carlos Ferreira Endres, acredita que a solução viável para o trânsito da cidade seja a implantação do rodízio, já praticado na Capital. “A cidade ficou pequena para tantos carros.” Ele também prevê que o trânsito que será desviado é “pesado demais” para a estrutura das vias propostas pela Secretaria de Transporte e Trânsito e, assim como o vizinho da Corvette Lanchonete, acredita que as carretas terão muita dificuldade para acessar a Carlos Ferreira Endres.

Já o gerente Wanderley Flores, do auto-posto concorrente, o Redenção, localizado na esquina da avenida Guarulhos com a rua José Sarraceni, espera resultados positivos com a alteração. “A mão única vai fazer fluir o trânsito que pára por volta das 18h; e quando o trânsito pára o movimento cai.”

O pessoal da concessionária Vigorito ainda não fez avaliação da mudança, nem mesmo do impacto nas vendas. “Prefiro esperar para ver”, diz o responsável pelo setor de Atendimento ao Cliente, Elói Macedo.