Notícias

Bancos reduzem juros a empresas e consumidores

Guarulhos, 15 de setembro de 2006

Tanto os juros cobrados do consumidor como das empresas caíram em agosto em relação a julho, refletindo o corte da taxa básica, a Selic, e o recuo da inadimplência no varejo. No mês passado, a taxa média mensal de juros ao consumidor foi de 7,48%, resultado 0,04 ponto percentual inferior ao registrado em julho, mostra a pesquisa da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac).

“A queda dos juros ao consumidor foi proporcional ao corte na Selic”, afirmou o vice-presidente da Anefac, Miguel Ribeiro de Oliveira. Ele observou que a redução de 0,5 ponto percentual ao ano, que foi o corte da Selic na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, corresponde a uma queda de 0,04 ponto percentual na taxa mensal.

Oliveira ponderou, no entanto, que nem toda a redução da Selic iniciada em setembro de 2005 foi repassada para o consumidor. De setembro até hoje, o Copom cortou em 5,5 pontos percentuais os juros básicos. Enquanto isso, os juros ao consumidor caíram 3,47 pontos para empresas, 2,88 pontos percentuais.

Reflexo – O executivo disse que os bancos decidiram repassar o corte dos juros básicos para o consumidor por causa da forte pressão do governo para a redução dos spreads e também porque a inadimplência já não preocupa tanto as instituições.

De acordo com a Anefac, das seis linhas de crédito ao consumidor pesquisadas, houve redução nas taxas em cinco delas. O maior corte ocorreu no cheque especial, de 0,06 ponto percentual, seguido pelo Crédito Direto ao Consumidor dos bancos (0,05 ponto percentual). A única linha de crédito que manteve as taxas de juros de julho para agosto foi o cartão de crédito. Na opinião do vice-presidente da Anefac, isso ocorreu porque existe pouca concorrência entre os bancos nesse segmento.