Notícias

Varig deve tirar hoje do ar sete Boeings

Guarulhos, 13 de junho de 2006

O dia da estréia do Brasil na Copa do Mundo pode ser de caos para os passageiros da Varig, principalmente nos vôos internacionais. Por determinação da Justiça americana, a companhia aérea tem que retirar de operação, a partir das 12h de hoje, sete aviões que terão de ser devolvidos à Boeing por falta de pagamento.

Paraná OnlineA Varig diz que, a princípio, pretende cumprir a ordem judicial, mas que, caso a decisão da Corte de Falências de Nova York hoje seja a de prorrogar a proteção aos aviões da empresa, poderá recorrer da decisão da Justiça dos Estados Unidos a favor da Boeing.

No final da tarde de ontem, a empresa aérea informou que ainda decidiria como os passageiros dos vôos atendidos por esses aviões, todos em operação, seriam remanejados caso sejam retirados de operação.

A Boeing conseguiu na Justiça americana o direito de retomar esses aviões. O prazo para que deixem de ser operados, estipulado pela juíza Karla Moskowitz, da Suprema Corte de Nova York, é hoje.

Dois oito Boeings-777 que a Varig possui, apenas três estavam em operação até ontem. Desses, dois terão que ser devolvidos à Boeing e devem parar de operar hoje. O terceiro pertence à ILFC, empresa de leasing que está entre as que requerem hoje, na Corte de Falências de Nova York, a retomada de suas aeronaves.

Esses aviões são usados para fazer as rotas de Miami, Nova York e Frankfurt, na Alemanha. O restante da frota de 777 está parado em diferentes aeroportos, nacionais e em outros países, por falta de manutenção. A aérea terá de devolver à Boeing também cinco aviões MD-11, também usados em rotas para os EUA e para a Europa. Segundo informou a Varig, esses aviões chegam ao Brasil pela manhã e partem à noite.