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Represa do Engordador

Guarulhos, 25 de abril de 2006

O projeto da represa do Engordador foi feito na Inglaterra e isto se destaca pelo estilo da construção.

O chamado trenzinho da Cantareira foi feito para transportar as
tubulações e os materiais de ferro fundido para a Estação Elevatória do Engordador e do Cabuçu.

Em 9 de novembro 1894 foi inaugurada oficialmente a linha de trem com mais de 13km de comprimento partindo da Estação do Pari e atingia o alto da Serra.

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Bomba de pistão de ferro fundido

D. Pedro II era imperador do Brasil. A energia para o acionamento das bombas centrífugas era fornecida através de uma máquina a vapor do tamanho de uma locomotiva, mas sem as rodas foi construída em 1892 na Inglaterra, sendo a última existente no mundo.

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Represa do Engordador em 1977

Na planta original do projeto do Engordador os Arqueólogos
Industriais Dalmo e Mena me informaram o seguinte: a vazão da máquina a vapor de pistão era de ação dupla ( Two double acting plunger pumps) com recalque de 83,3litros/segundo (300ton/hora) e a pressão de 99,97 metros de coluna de água (328ft).

Havia trilhos para o transporte de lenha que alimentava as caldeiras alemãs.

Em 1914 foi instalado sistema alimentado a Diesel com correias de couro de cerca de 0,80m de largura.

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As bombas centrífugas eram acionadas por motor Diesel

Está localizado perto da Rodovia Fernão Dias, perto do Posto de
Gasolina 555, junto a divisa de Guarulhos, sendo hoje um museu
denominado: Núcleo do Engordador- Parque Estadual da Cantareira.

A energia elétrica e o sistema de telefonia eram acionados através da máquina produtora de vapor.

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Máquina que gerava eletricidade proveniente de tubulação de vapor

As tubulações de recalque eram de ferro fundido. A água bruta era recalcada para São Paulo, onde era feito o tratamento.

A barragem do Engordador foi construída em terra e revestido com concreto e a área de captação é 9,6 km2 com volume estimado de 500.000 m3 sendo a vazão firme estimada de 88 litros/segundo, embora fosse retirado da mesma até 155 litros/segundo quando funcionava o Sistema Cabuçu. Ficou pronto em 1893, mas não entrou em funcionamento devido ao restante das obras.

Durante alguns anos o município recebia toda a água do Sistema
Cabuçu, fazia uma cloração na Estação Elevatória de Vila Galvão localizado junto ao Lago dos Patos e depois havia bombeamento para o reservatório central de Gopouva e do Picanço.

Era comum haver problemas de larvas de chironomids na represa do Engordados devido a enorme quantidade de mosquitos. As larvas eram visíveis a olho nu e ficavam em movimento na água e tinham a cor branca e preta. Aplicava-se então o sulfato de cobre dentro da represa do Engordador com uso de pequeno barco e isto matava também uma grande quantidade de peixes.

Em 1932 houve estouro da caldeira, sendo então abandonado o
recalque, passando a ser usado somente por gravidade incorporando ao Sistema Cabuçu.

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Caldeiras alemãs fabricadas em 1898

O curioso nome Engordador deve-se ao fato de ter existido no final do século XVII, uma fazenda onde era realizada a “engorda” do gado que ali chegava. É por isso que depois da desapropriação para abastecimento de água a região ganhou o nome de Engordador.

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O estilo inglês de construção

Engenheiro civil Plínio Tomaz
Diretor de Recursos Hídricos e Meio Ambiente da ACE