Notícias

Reservatórios Domiciliares de Água Potável

Guarulhos, 29 de novembro de 2005

No mundo são poucos os países que usam o reservatório domiciliar, mais conhecido como caixa d'água. Nos Estados Unidos e Europa o abastecimento de água potável é continuo e direto, não havendo necessidade de reservatórios domiciliares. No Brasil o sistema de distribuição interna de água fria é indireto, isto é, a água entra pelo cavalete e vai até a caixa d'água e de lá se faz a distribuição para toda a casa.
Pesquisa feita na SABESP em 1995 mostrou que 80% das residências em São Paulo possuem caixas d'água.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) através da norma de “Instalação predial de água fria” NBR 5626/1998 diz que o “reservatório para uso doméstico deve ter no mínimo o necessário para 24 horas de consumo normal do edifício, sem considerar o volume de combate a incêndio”. Portanto, o reservatório deverá ser suficiente para no mínimo um dia de consumo. Alguns projetistas adotam 2 dias de consumo ou 2,5 dias.
Há dois conceitos importantes no dimensionamento do reservatório: o suprimento e a demanda (consumo).

O suprimento significa as condições de vazão, pressão e continuidade ou não dos serviços de abastecimento de água, que estão a disposição.

O consumo ou demanda é feito por métodos determinísticos ou probabilísticos. Na verdade procuramos dentro das incertezas do futuro as condições de demanda em que o sistema de instalação de água fria será submetido.

O volume de um reservatório deverá atender quatro diferentes funções, tais como reserva contra falta de água dos serviços públicos, compensação para atender a demanda, água para ar condicionado e água para sistema de combate a incêndio com rede de hidrantes ou sprinklers.
A escolha do tamanho do reservatório deverá ser estudado com todo bom senso. Uma das funções do reservatório que é a falta d'água.

Uma residência de valor médio consome por habitante cerca de 160 litros/dia. Assim uma residência com 5 habitantes, o consumo diário será de 160 litros/dia/hab x 5 hab = 800 litros/dia. Como não existe caixa d'água de 800 litros, adota-se uma superior, ou seja, de 1000 litros. Caso o local onde o usuário resida tenha problemas de rodízios ou freqüentes interrupções devido a arrebentamentos na rede, adota-se dois dias ou mais para previsão de consumo. Assim para dois dias sem água da rede pública, teremos que instalar reservatório com 2000 litros ou duas caixas d'água de 1000 litros.

Existem bairros que não precisam de caixas d'água nos prédios. Em Guarulhos o único bairro que não precisa de reservatórios nos prédios é o Parque Cecap, pois, foi feito cálculo especial conforme recomendação do grande engenheiro- arquiteto brasileiro Artigas. O mesmo recomendou a instalação de caixa acoplada a bacia sanitária, como medida de economia de água
Devemos lembrar que os reservatórios domiciliares são um ponto de contaminação e é por isso que os americanos não se utilizam deles. Os reservatórios devem ser limpos e desinfetados com água clorada no mínimo uma vez por ano.

Engenheiro civil Plínio Tomaz
pliniotomaz@uol.com.br

Plínio Tomaz é Diretor de Recursos Hídricos e Saneamento da ACE.