Notícias

Agronegócio bate novo recorde de exportações

Guarulhos, 23 de novembro de 2005

A balança comercial do agronegócio bateu novo recorde com exportações de US$ 36,2 bilhões entre janeiro e outubro deste ano. O valor é 9,6% superior ao valor de igual período do ano anterior. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (21) pela Confederação Nacional de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Apesar do recorde, as exportações não mantiveram uma expansão tão forte quanto nos anos anteriores. O crescimento das exportações nos dez primeiros meses de 2004, em relação ao mesmo período de 2003, foi de 29,5%. Entretanto, em 2005, o crescimento nesse período foi de apenas 9,6%, em relação a 2004.

Um dos fatores da desaceleração do crescimento, segundo o chefe do Departamento de Assuntos Internacionais e Comércio Exterior da CNA, Antônio Donizeti Beraldo, foi a supersafra mundial da soja. “A soja é o carro-chefe das exportações do agronegócio, representa quase 25%”.

Ele avalia que o preço internacional da soja deve continuar baixo em 2006, quando nova supersafra mundial do produto deve ocorrer.
Biodiesel – A Câmara Setorial da Cadeia Produtiva de Oleaginosas e Biodiesel começa a funcionar oficialmente nesta segunda-feira (21) após ser instalada, às 17 horas, pelo ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues. A cerimônia ocorre na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), antecedendo uma conferência do cientista norte-americano Alan MacDiarmid. Ele vai falar sobre agroenergia e o que o setor reserva para o futuro. De origem neozelandesa, o pesquisador de 78 anos ganhou o Prêmio Nobel de Química em 2000.

A nova câmara, que tem como objetivos identificar oportunidades e discutir ações prioritárias para o desenvolvimento do setor, é formada de representantes de ministérios, bancos oficiais, confederações, associações e sindicatos de produtores e trabalhadores, da indústria de máquinas e equipamentos, de óleos vegetais e biodiesel, de fabricantes de veículos automotores e de universidades brasileiras, entre outros.