Notícias

Lula: “vou continuar viajando muito”

Guarulhos, 09 de agosto de 2005

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu nesta segunda-feira as críticas de que seu governo está paralisado com as investigações, mas pediu que o Congresso retome a agenda de votações para que a crise política não contamine o desenvolvimento do País.

“Independentemente da CPI estar funcionando, é importante que haja uma compatibilização entre a investigação e o trabalho do Congresso Nacional para que a gente possa votar projetos importantes”, disse ontem em seu programa quinzenal de rádio “Café com o Presidente”.


Na lista de prioridades, Lula deu destaque à tramitação da Reforma Política, mudança necessária para “moralizar a política neste País”. “Eu espero que haja disposição de todos os deputados, senadores, do governo e da sociedade para, ao mesmo tempo em que a gente apure com rigor, a gente crie as condições para o Congresso votar coisas importantes.”

Sobre a demora das investigações, disse “o governo não pode fazer nada a não ser esperar o rito normal que tem a CPI, o rito normal que tem o Ministério Público, que tem a Polícia Federal, que tem a Controladoria-Geral da República”. Voltou a falar que o povo não merece o que está acontecendo e que as investigações não estão imobilizando o País. “É só pegar os dados econômicos para ver que a economia está crescendo. Estamos inaugurando uma série de obras pelo Brasil. Por quê? Porque nós precisamos trabalhar independentemente da crise.”

Viagens – A despeito de suas viagens pelo Brasil, que lhe renderam ataques da oposição, Lula disse que não está em campanha, mas colhendo os frutos plantados nos dois últimos anos e garantiu que vai “viajar muito”. Nós fizemos sacrifício em 2003, plantamos em 2004 e, agora, temos que colher em 2005. Eu sei que de vez em quando isso causa um certo nervosismo em alguns adversários meus, dizendo que estou fazendo campanha. Agora que estou viajando para inaugurar as coisas eles acham ruim? Vou continuar viajando, vou viajar muito daqui para frente”, disse. ” Vou inaugurar todas as obras que começamos, seja estrada, ponte, viaduto ou hidrelétrica”.

Dentro desse roteiro de viagens pelo País, Lula esteve ontem em Belo Horizonte e quarta-feira irá a Tocantins. Na semana passada, esteve em Pernambuco e Piauí, onde inaugurou obras, comparou-se a Getúlio Vargas e chorou ao falar da mãe. Lula disse ainda em seu programa que tem orientado os ministros a divulgar as obras que serão inauguradas em cada setor do governo.